Topo

Quer diminuir a gordura da barriga? Aposte em dietas para o coração

fcafotodigital/Istock
Imagem: fcafotodigital/Istock

Do VivaBem, em São Paulo

24/08/2018 14h35

Reduzir a obesidade abdominal pode diminuir os riscos para a saúde --mas apesar das alegações que você pode ter visto por aí, nenhuma dieta pode ajudá-lo a eliminar especificamente a gordura da barriga, segundo especialistas.

"Ainda não existe algo milagroso; alimento, nutrientes ou componentes bioativos que visem a eliminação da gordura nesta área, escreve Kari D. Pilolla, professora da California  Polytechnic  State University. Mas levar uma alimentação balanceada, rica em fibras e pobre em gorduras saturadas, é uma ótima maneira de prevenir e reduzir a obesidade abdominal, segundo o novo artigo publicado no periódico Health & Fitness Journal, da ACSM.

Veja também:

"Estas recomendações são consistentes com dietas saudáveis para o coração, como a baseada no NIH para diminuir a hipertensão e a dieta mediterrânea", informa Pilolla. Seu artigo inclui informações sobre essas rotinas alimentares --ambas ótimas opções como parte de um programa de perda de peso, quando alinhadas com exercícios físicos.

"Independente do peso corporal, uma circunferência da cintura maior aumenta o risco de doença cardiovascular, diabetes e síndrome metabólica", adverte a pesquisadora. Os riscos estão relacionados principalmente ao tecido adiposo visceral - gordura armazenada abaixo dos músculos abdominais, circundando os principais órgãos internos.

A cientista afirma ainda que com as consequências para a saúde associadas à obesidade abdominal, a pesquisa não cessará e deve abranger outras áreas de estudo. "Profissionais de saúde e educação física devem continuar atualizados e críticos em relação às pesquisas publicada. Um único estudo, mesmo que bem elaborado, não pode ditar mudanças na dieta ou recomendações de exercícios", conclui.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube