menu
Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde

Quando devo começar a suplementar o cálcio para evitar osteoporose?

Pergunte ao VivaBem - suplemento
Imagem: Fernanda Garcia/VivaBem

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

15/05/2018 04h00

"A partir de qual idade devo começar a me preocupar com a suplementação de cálcio, magnésio e vitamina D para evitar a osteoporose?"

A suplementação não é obrigatória, mas é importante se atentar para o uso de complementos de cálcio, vitamina D, K e magnésio no período em que há um risco aumentado de desenvolver a doença, que é na menopausa e no climatério (conjunto de sintomas que surgem antes da menopausa e que podem ocasionar uma série de flutuações no ciclo menstrual) para mulheres acima dos 65 ou e homens com mais de 70 anos.

Uma alimentação balanceada é capaz de fornecer adequadamente estes compostos. No entanto, quando há uma queda nos hormônios sexuais, responsáveis por protegerem o tecido ósseo, o indivíduo sofre uma perda de massa óssea. Daí entra a suplementação de alguns nutrientes e minerais responsáveis por esta reposição.

Veja também:

O cálcio é o principal deles, porque aumenta a resistência óssea. Sua ingestão adequada na dieta ao longo dos anos é uma das principais ferramentas na prevenção da osteoporose. Além desse nutriente, as vitaminas D e K e o magnésio também trabalham na saúde dos ossos. Para obter quantidades certeiras desses nutrientes e minerais, por meio da alimentação, é essencial fazer uma avaliação médica com um geriatra ou nutricionista.

Fontes: Roberto Heymann, professor assistente doutro da Unifesp; Maria do Carmo Sitta, geriatra da Faculdade de Medicina da USP.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube