Topo

Cálcio, vitamina D e magnésio são essenciais no tratamento da osteoporose

iStock
Imagem: iStock

Gabriela Ingrid

Do UOL

30/09/2017 04h10

Condição caracterizada pela perda da densidade e da qualidade óssea, a osteoporose tem números alarmantes entre os idosos.

Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.

Em uma palestra no 21º Congresso Brasileiro de Nutrologia, a geriatra da Faculdade de Medicina da USP Maria do Carmo Sitta comentou que a doença aumenta o risco de fraturas perigosas para pessoas mais velhas: “As mais comuns são do fêmur, do úmero, do punho e de vertebras, que são extremamente graves. Mas nos preocupa muito a fratura do fêmur, porque ela muda radicalmente a vida da pessoa”.

Além da mortalidade elevada (20% no mesmo ano em que é feito o diagnóstico da doença), chama a atenção que 40% dos idosos se tornam mais dependentes após a fratura. “Esse é um índice alarmante para a geriatria”, diz Maria.

Para evitar o problema, a médica alerta sobre a importância da atividade física, prevenção de quedas e a suplementação vitamínica, além dos medicamentos tradicionais. “Em minha pesquisa, vi que 99% da população não consome a quantidade ideal de cálcio, 93% tem deficiência de vitamina D e 80% tem baixa ingestão de vitamina K e magnésio.” Segundo Maria, essas substâncias são essenciais para a prevenção e tratamento da doença. Veja os motivos:

Vitamina D: auxilia na absorção de cálcio pelo intestino e pelos rins. É importante para o processo de formação e reabsorção óssea. Ela pode ser suplementada por meio da exposição ao sol e ingestão de alimentos como salmão e sardinha, mas são necessárias altas doses. Daí a suplementação.

Vitamina K: reduz a reabsorção óssea e acelera a formação dos ossos. Quando agregada à vitamina D e ao Cálcio, atua no metabolismo ósseo. Embora possa ser encontrada em alimentos como certos produtos lácteos, fígado e gemas de ovos, a suplementação em cápsula é recomendável.

Magnésio: atua na metabolização do Cálcio, favorecendo a rigidez do osso. Sua deficiência causa osteopenia e fragilidade óssea. É encontrado em oleaginosas, espinafre, cereais integrais, leite e derivados e chocolate amargo.

Cálcio: é comprovadamente eficaz contra fraturas, assim como a vitamina D. Encontrado em salmão, derivados do leite, nozes e castanhas e vegetais escuros.