Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pais que consomem pouca proteína podem ter filhos com problemas de saúde

Pekic/Istock
Imagem: Pekic/Istock

Do VivaBem, em São Paulo

02/09/2018 12h32

A ingestão equilibrada de proteínas está relacionada ao ganho de massa muscular e à vida saudável. Agora, um estudo realizado pela Nottingham University mostrou que o macronutiente está associado a outros fatores importantes: pais que o consomem em baixas quantidades atualmente podem causar danos aos futuros filhos.

Para chegar aos resultados publicados no periódico PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), os pesquisadores alimentaram ratos do sexo masculino com uma dieta de má qualidade (na qual os animais consumiam pouca proteína), e notaram que os filhotes tiveram problemas como excesso de peso, sintomas de diabetes tipo 2 e deficiência do metabolismo da gordura.

Veja também:

Muitas pesquisas anteriores mostram que os espermatozoides de homens que estão acima do peso, fumam demais ou sofrem de diabetes têm pior qualidade do que os de homens que levam um estilo de vida saudável.

No entanto, pouco se sabe sobre o impacto de tais fatores de estilo de vida na saúde a longo prazo dos filhos. Este novo estudo pretende preencher essa lacuna nas próximas fases de pesquisa, usando o modelo animal para explorar a saúde metabólica dos filhos com pais em uma dieta de baixa qualidade nutricional.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube