Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde

Como amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia?

Pergunte ao VivaBem - Quimioterapia
Imagem: Brunna Mancuso/VivaBem

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

13/02/2018 04h00

"A quimioterapia tem sempre os mesmos efeitos? Como amenizá-los?"

Os efeitos da quimioterapia são cercados de vários mitos. A queda de cabelo, por exemplo, vai depender do tipo de medicamento que o paciente receberá, mas nem toda quimio faz o cabelo cair. As náuseas e vômitos também são efeitos adversos cada vez mais raros durante o tratamento do câncer e dependem do tipo de remédio que o paciente fará uso.

Atualmente, existe uma série de medicamentos altamente eficazes para controle desses sintomas, principalmente na redução de náuseas, correção da neutropenia (contagem anormalmente baixa de um tipo de glóbulos brancos) e controle de infecções.

Leia também:

Quanto à queda de cabelos, há indicação do uso de crioterapia (método que utiliza baixas temperaturas) como tratamento terapêutico para a pele. A prática de exercícios, com acompanhamento médico, também é recomendada para reduzir a fadiga que pode ser causada pelo tratamento.

Além disso, ajustes na alimentação podem aumentar a tolerância do paciente a possíveis efeitos colaterais, como as náuseas, optando pelo consumo de alimentos e bebidas de fácil digestão.

Fontes: Pedro Aguiar Jr., médico oncologista do Hospital Santa Cruz; Clarissa Mathias, oncologista diretora da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy