Topo

É verdade que o consumo de bebida alcoólica causa câncer?

Ana Carolina Nunes

Colaboração para o VivaBem

03/01/2018 04h00

Apesar de 67% das pessoas no Brasil reconhecerem que o álcool pode causar câncer, 25% da população toma algum tipo de bebida alcoólica pelo menos uma vez por semana. Se você faz parte desse grupo, talvez já tenha questionado se não é papo furado de bar essa conversa de que ingerir álcool leva ao aparecimento de tumores. Pois saiba que não é.

Há relação entre álcool e aparecimento de câncer?

Sim, a ciência cada vez mais tem comprovado que a bebida pode gerar o surgimento de tumores, independentemente do estilo de vida e da alimentação. De todas as causas de câncer, 42% são externas, como fumo e obesidade -- ou seja, evitáveis. Entre esses fatores externos, a bebida responde por 5% dos casos da doença. Pode parecer pouco, mas isso representa 500.000 ocorrências por ano em todo o mundo.

Quais são os tumores mais associados ao álcool?

A bebida está diretamente ligada ao aparecimento de tumores na boca, no esôfago, na laringe, na bexiga e no estômago. Para esses tipos, não há dúvida alguma da relação. Uma pessoa que bebe muito, por exemplo, possui risco até dez vezes maior de ter câncer de boca, em comparação a quem não consome álcool.

Alguns estudos recentes também apontam para a influência do álcool no surgimento de tumores malignos em partes do corpo que até então não eram associados ao consumo da substância, como a mama e o intestino. No entanto, ainda não há consenso na comunidade médica sobre essa relação.

Existe perigo mesmo para quem bebe moderadamente?

O nível seguro de ingestão alcoólica é controverso. Enquanto algumas pesquisas mostram que um drinque por dia não faz mal à saúde, outras indicam que a mesma quantidade aumenta o risco de câncer. O fato é que quanto mais uma pessoa bebe, maior a possibilidade de ter a doença. Começar a consumir álcool precocemente também pesa. Portanto, o recomendado é maneirar na dose.

Algumas bebidas têm maior risco de causar câncer?

Estudos epidemiológicos revelam que os destilados possuem efeito marcante na ocorrência de tumores na boca, faringe e laringe. Já as bebidas fermentadas (vinho, cerveja) têm associação menor ao surgimento da doença. Porém, seu consumo diário está ligado ao câncer de garganta.
 
Fontes: Dra. Aline Lauda, diretora da Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC) e Dr. Luiz Paulo Kowalski, cirurgião oncologista e diretor do departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo Cancer Center.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy