Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Um único cigarro por dia aumenta o risco de doenças cardíacas e até AVC

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

26/01/2018 10h09

Fumar apenas um cigarro por dia é mais perigoso do que se pensa. De acordo com um estudo publicado no periódico britânico BMJ, para diminuir o risco de doenças cardíacas e AVC, é preciso cortar o vício pela raiz.

De acordo com a pesquisa, pessoas que fumaram pelo menos um cigarro por dia tinham, aproximadamente, 50% mais risco de desenvolver doenças cardíacas e 30% mais chance de ter um AVC do que os não fumantes. Os pesquisadores acreditam que essa descoberta é a prova de que não existe uma "quantidade segura" de cigarros.

Veja também:

"Parece haver uma crença de que reduzir o número de cigarros fumado no dia também diminui as chances de distúrbios relacionados ao tabagismo. Embora isso seja verdade nos casos de câncer, não é verdade nas doenças cardíacas e AVC”, explicou Allan Hackshaw, co-autor da pesquisa do University College London. 

Hackshaw e sua equipe analisaram dados de 55 relatórios publicados, abrangendo 141 estudos realizados entre 1946 e 2015 com milhões de pessoas.

A equipe analisou os estudos para examinar o quanto o risco dessas doenças aumentou para aqueles que fumavam, em média, um cigarro por dia, cinco ou 20, em comparação com aqueles que nunca fumaram.

Segundo Hackshaw, o problema está nas doenças cardiovasculares, nos efeitos no sistema sanguíneo e no coração, que acontecem rapidamente. "Basta uma pequena exposição para lhe dar efeitos nocivos grandes. E é por isso que fumar um cigarro por dia tem um risco muito maior do que as pessoas imaginam. Quando você fuma até 20 cigarros por dia, você está exposto a mais riscos, mas a diferença não é tão grande assim”.

Os homens que fumavam um cigarro por dia tinham 53% do risco de doenças coronárias e 64% do risco de AVC de um homem que fumava 20 cigarros por dia. Por sua vez, as mulheres que fumavam um cigarro por dia tinham 38% do risco de doenças coronárias e 36% do risco de AVC de uma mulher que fumava 20 cigarros por dia.

"Cortar é uma coisa boa, mas realmente para evitar o risco de doenças cardiovasculares [os fumantes] realmente tem que parar", disse 

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy