Topo

Tudo sobre Infarto

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Você usa? Cigarro eletrônico pode aumentar risco de infarto e derrame

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

11/09/2017 10h53

Uma nova pesquisa descobriu que cigarros eletrônicos com nicotina causam enrijecimento das artérias, problema ligado a um aumento no risco de ataque cardíaco e derrame.

Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.

Ao apresentar o estudo durante o Congresso Internacional da Sociedade Europeia Respiratória, em Milão, na Itália, Magnus Lundback disse: "O número de usuários de cigarros eletrônicos tem crescido drasticamente nos últimos anos. O aparelho é considerado inofensivo para o público em geral e a indústria vende o produto como o caminho para reduzir os perigos do cigarro e a solução para os fumantes. Entretanto, a segurança dos cigarros eletrônicos é debatida e um número crescente de evidências sugere efeitos adversos à saúde."

O estudo apresentado mostrou que há um significante aumento na frequência cardíaca e na pressão sanguínea nos voluntários que foram expostos a cigarros eletrônicos contendo nicotina.

Efeitos do cigarro eletrônico podem ser os mesmos do cigarro normal

Lundback, que é autor da pesquisa, e outros cientistas recrutaram 15 voluntários jovens e saudáveis para fazerem parte do estudo, em 2016. Os participantes fumavam socialmente (máximo de dez cigarros por mês) e não haviam usado cigarros eletrônicos antes do experimento. Eles usaram o aparelho com nicotina por 30 minutos em um dia e sem nicotina em outro. Os pesquisadores mediram a pressão sanguínea, frequência cardíaca e enrijecimento arterial imediatamente após os voluntários fumarem e depois de duas e quatro horas.

Nos primeiros 30 minutos após usarem o cigarro eletrônico com nicotina, houve um aumento significante na pressão sanguínea, frequência cardíaca e no endurecimento arterial; nenhum efeito foi relatado ao usarem cigarros sem nicotina, no entanto.

"Esses sintomas são justamente atribuídos a essa substância", disse Lundback. "E mesmo temporários, os efeitos são os mesmos dos encontrados em pessoas que fumam cigarros normais. A exposição crônica passiva ou ativa ao cigarro causa um enrijecimento permanente nas artérias. E nós especulamos que o mesmo ocorra em quem usa cigarros eletrônicos."