Topo

Check-up VivaBem

Aqui boato não tem vez! Esclarecemos o que dizem por aí

Tratar candidíase com iogurte ou alho funciona?

Check-up VivaBem - Candidíase e alho
Imagem: Priscila Brabosa/VivaBem

Ana Carolina Nunes

Colaboração para o VivaBem

10/01/2018 04h01

Muitas mulheres procuram cada vez mais soluções naturais para resolver problemas de saúde. E, entre as doenças ginecológicas que mais têm sido tratadas com métodos alternativos está a candidíase --infecção por fungo bastante comum no verão. Banhos de assento, chás, mudanças na alimentação, como comer mais iogurte, e até colocar um dente de alho na vagina são algumas das recomendações populares para acabar com o problema. Será que resolve?

O alho acaba com a candida?

Primeiro vamos entender o que é a candidíase, uma das infecções que mais acomete a região íntima feminina. Ela é causada pela presença de fungos (Candida albicans). O alho até contém alicina, substância com propriedades bactericidas, mas isso não garante que ele acabe com fungos.

Colocar o alimento na vagina ainda pode causar irritação e piorar o quadro local.

E o iogurte, resolve?

No caso do iogurte, não existe consenso médico sobre a influência da ingestão de açúcares, lácteos, probióticos, lactobacilos ou gordura no ambiente natural da vagina. Portanto, não dá para cravar que o alimento cause alguma alteração positiva.

Fontes: Barbara Murayama, médica ginecologista responsável pela Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho; Iara Linhares, livre docente pelo Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), chefe do Ambulatório de Imunologia e Infecções do Trato Reprodutivo do Hospital das Clínicas e pesquisadora da Cornell University, nos EUA; e Ana Katherine da Silveira Gonçalves, membro da comissão de doenças infecto-contagiosas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia – Febrasgo.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy