Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo mostra que câncer também se espalha por meio de células maduras

Célula de câncer no processo de divisão - iStock
Célula de câncer no processo de divisão Imagem: iStock

Do VivaBem

20/12/2017 10h19

As terapias contra o câncer geralmente miram em células que crescem e se dividem rapidamente, como as células-tronco, mas um novo estudo mostrou que a doença também pode se espalhar por meio de células maduras.

Veja também:

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis, nos Estados Unidos, descobriram que as células maduras têm a capacidade de voltar a se comportar como células-tronco. No entanto, quando as células antigas retornam a um estado semelhante ao das tronco, elas podem levar consigo todas as mutações acumuladas até aquela data, predispondo algumas dessas células a desenvolverem lesões pré-cancerosas.

"Parece que quando células maduras retornam para um estado de células-tronco e se dividem rapidamente, criam problemas que podem levar ao câncer", diz o cientista Jason C. Mills, professor de medicina na Divisão de Gastroenterologia.

Cancer estomago - iStock - iStock
Os cientistas estudaram o estômago porque a anatomia desse órgão facilita a distinção de células-tronco das maduras
Imagem: iStock

Pesquisa foi feita com base no câncer de estômago

Ao estudar ratos com lesões no revestimento do estômago, os pesquisadores bloquearam a habilidade dos animais de invocar células-tronco para obter ajuda no estômago. Eles se concentraram no estômago porque a anatomia desse órgão torna mais fácil distinguir células-tronco das maduras.

Durante o estudo, os cientistas perceberam que, mesmo sem células-tronco, os camundongos desenvolveram uma condição pré-cancerosa. Isso porque as células maduras “voltaram” para um estado de células-tronco para curar a lesão.

Analisando o tecido de 10 pessoas com câncer de estômago, os pesquisadores descobriram evidências de que essas mesmas células maduras também haviam se revertido para um estado de células-tronco e começaram a mudar e a se dividir rapidamente.

Celula cancerosa - iStock - iStock
As terapias contra o câncer focam nas células-tronco porque elas se dividem rapidamente, mas parece que os cientistas também devem ficar de olho nas células maduras
Imagem: iStock

Estudo pode ajudar na prevenção da doença

A maioria das terapias contra o câncer tem como objetivo interromper o crescimento da doença, ao impedir que as células se dividam rapidamente. Os tratamentos geralmente atacam as células-tronco, mas não impedem necessariamente que células maduras voltem ao estado de célula-tronco.

"As terapias contra o câncer visam as células-tronco porque elas se dividem muito, mas se as células maduras estão sendo recrutadas para tratar lesões, essas terapias não vão focar no problema real", disse a autora Megan Radyk, estudante de graduação no laboratório de Mills. "Se o câncer se repete, pode ser porque a terapia não atingiu as principais células maduras que adotaram comportamentos semelhantes aos das células-tronco. Isso pode levar ao desenvolvimento de lesões pré-cancerosas e, potencialmente, ao câncer".

Agora, o laboratório de Mills está trabalhando para identificar medicamentos que possam bloquear a condição pré-cancerosa, impedindo que as células maduras sejam proliferadas e divididas.

"Conhecer essas células pode nos ajudar a encontrar drogas para impedir que as células maduras comecem a se dividir e se multiplicar", disse Mills. "Isso pode ser importante na prevenção do câncer, não apenas no estômago e no trato gastrointestinal, mas em todo o corpo."

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy