Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Vacina contra câncer começou a ser testada em humanos

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

27/11/2017 09h25

Uma vacina experimental contra o câncer começou a ser testada em seres humanos, segundo um comunicado divulgado pela empresa de biotecnologia Moderna Therapeutics no dia 15.

O estudo, realizado pela própria empresa, funciona como um teste para saber se é seguro o uso da imunização em humanos. A “fase 1” da pesquisa, como está sendo chamada, também examina a tolerância e se o tratamento causa ou não uma resposta imune nos pacientes.

Para a criação da vacina, as células dos tumores de cada paciente são analisadas e a sequência genética é usada para identificar mutações particulares nas células. Essas alterações ajudam o sistema imunológico a distinguir quais células são cancerígenas e quais são saudáveis, permitindo que o próprio corpo lute contra a doença.

Células câncer - iStock - iStock
A ideia da vacina é que o próprio sistema imunológico do corpo identifique o câncer e o ataque
Imagem: iStock

As mutações são então transcritas em uma única peça de RNA mensageiro (mRNA), que é injetada no corpo na forma de uma vacina. Isso, por sua vez, ajuda o sistema imunológico do indivíduo a identificar melhor as células cancerosas e destruí-las.

"Um medicamento individualizado destinado a ajudar o sistema imunológico de cada paciente a reconhecer melhor o câncer como estranho e a atacá-lo seria uma adição crítica ao arsenal de tratamentos oncológicos", explicou Howard A. Burris, um dos principais pesquisadores da nova vacina, chamada mRNA-4157, no comunicado.

Claro, há um longo caminho a percorrer antes que a vacina esteja pronta para um uso generalizado. Por enquanto, os testes estão sendo realizados em indivíduos que já tiveram seus tumores removidos. Se a fase inicial for bem, a amostra será expandida para pacientes com câncer ativo.

Espera-se que até 90 pessoas participem do teste, o que produzirá resultados iniciais até o final de 2018.