Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Está difícil acordar pela manhã? Veja dicas para melhorar seu sono

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

16/12/2017 11h53

Dormir bem pode ser difícil algumas vezes, o que acaba tornando o dia seguinte bastante complicado. A maioria dos adultos precisa de sete a nove horas de sono por noite para garantir que estarão funcionando em sua melhor forma na manhã seguinte.

Veja também:

Isso porque dormir o suficiente é importante para garantir uma boa saúde física e mental, assegurando que você se apresente alerta e seja mais produtivo após acordar. Separamos alguns hábitos diários que podem estar afetando seu sono. Confira!

Claridade? Só na hora certa

A luz brilhante da manhã ajuda a redefinir seu relógio biológico e mantém o ritmo circadiano funcionando regularmente. Para ajudar a manter sua agenda de sono/vigília regular e melhorar a saúde e o alerta, procure luz intensa assim que acordar. Abrir logo a janela, por exemplo, traz claridade e ajuda a sair daquele estado de topor matinal mais rápido.

Em contraste, muita luz brilhante à noite pode dificultar as suas chances de adormecer logo. Isso ocorre porque ela suprime a melatonina, o hormônio que promove nosso sono. Exatamente por isso, não é recomendado o uso de dispositivos como telefones celulares, tablets ou computadores na cama antes de dormir.

Excessos alimentares

Comer uma grande refeição próxima à hora de dormir pode exercer pressão sobre o seu esfíncter esofágico (os músculos no final do esôfago que impedem que o ácido voltem para a garganta). Na hora de deitar, isso pode causar azia e incomodar o sono.

Assim, se alimentar pelo menos de duas a três horas antes de ir para a cama irá assegurar que os alimentos sejam adequadamente digeridos. Para ajudar, também vale controlar a quantidade de água que você costuma tomar horas antes de deitar, justamente para evitar aquela necessidade de acordar para ir ao banheiro no meio da noite.

Nada de drinques!

Sim, bebidas alcoólicas podem fazer você se sentir sonolento. No entanto, se consumido perto do momento de dormir também podem interromper o sono, dando efeito contrário.

Isso acontece porque o metabolismo do álcool provoca despertares mais frequentes, suores noturnos, pesadelos, dores de cabeça e diminuição da qualidade do sono na segunda metade da noite. Assim, tente evitar pelo menos quatro horas antes de dormir.

Mais dicas para ajudá-lo a dormir em paz

• Tente relaxar antes de dormir com a ajuda de um banho quente ou de um livro tranquilo, acompanhado de um copo com leite morno;

• Fazer exercícios, jogar no computador e assistir TV diretamente na cama não é aconselhável, pois isso pode aumentar a excitação fisiológica e fazer a vontade de dormir desaparecer;

• O estresse em si pode afetar o sono. Assim, relaxar e descontrair antes de ir para a cama pode ajudar a evitar aquelas trágicas noites inquietas passadas olhando para o teto;

• Defina uma rotina. O corpo funciona com uma espécie de relógio interno que controla o sono e o despertar. E esse mecanismo trabalha de forma mais eficaz se você mantiver uma rotina regular, com hora certa para ir para a cama e para acordar;

• Crie um bom ambiente em seu quarto, deixando-o silencioso, escuro e legal --com roupa de cama confortável e bom controle de temperatura, por exemplo.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy