Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Suplementos de vitamina D podem ajudar pessoas com distúrbios de sono

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

08/12/2017 16h06

A maioria das pessoas precisa dormir de 7 a 9 horas, mas não é bem o que ocorre. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a insônia atinge 40% dos brasileiros. Felizmente, um novo estudo pode ter encontrado a solução.

Veja também:

Um grupo de cientistas iranianos descobriu que suplementos de vitamina D podem ser usados para melhorar a qualidade do sono em pessoas com insônia, síndrome das pernas inquietas, sonambulismo ou apneia. Os resultados foram publicados no periódico Nutritional Neuroscience.

Para a pesquisa, a equipe reuniu 89 pessoas, de 20 a 50 anos, que sofriam de distúrbios do sono. Por um período de 8 semanas, 44 participantes tomaram suplemento de vitamina D e o resto ingeriu um placebo. Antes e depois do experimento, eles responderam um questionário sobre o sono, a dieta, a frequência de atividades físicas e o estilo de vida.

Ao final do estudo, quem tomou o suplemento teve uma melhora significativa na qualidade do sono.

A deficiência de vitamina D acomete de 30 a 50% da população. Isso porque seu consumo ideal é dificilmente atingido. As principais fontes são a exposição solar e alguns alimentos, como os peixes, principalmente a sardinha e o salmão. Porém, essas fontes só suprem de 20% a 30% as necessidades diárias. Daí a importância da suplementação.

Entretanto, o estudo ainda é um dos primeiros do tipo e uma investigação mais aprofundada será feita antes dos suplementos serem indicados para esse fim.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy