Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Testosterona pode ajudar no tratamento de alguns casos de depressão

Cientistas ainda debatem se o hormônio pode ser alternativa de tratamento para depressão - iStock
Cientistas ainda debatem se o hormônio pode ser alternativa de tratamento para depressão Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

18/11/2018 11h27

Há algumas décadas os cientistas debatem se a testosterona poderia ser uma alternativa de tratamento para depressão.

Por um lado, alguns estudos feitos em animais mostraram que o hormônio masculino poderia aumentar a produção de serotonina --neurotransmissor ligado ao bem-estar e que normalmente é mal-usado nos cérebros deprimidos. Há também pesquisas que mostram que homens com queda de testosterona são mais propensos a sintomas de depressão. No entanto, outros estudos não mostraram relação alguma entre quedas da testosterona e humor deprimido.

Para tentar tornar essa questão mais clara, uma revisão de estudos publicada no jornal JAMA Psychiatry analisou 27 pesquisas que comparavam o uso de testosterona comparado com placebos no tratamento da depressão. No total, os trabalhos reuniram 1.890 participantes.

VEJA TAMBÉM:

Tudo depende da dose e do paciente

A revisão mostrou que a testosterona pode funcionar como um “antidepressivo moderado”, quando comparada ao placebo. Além disso, os benefícios foram maiores quando doses mais altas foram administradas.

Outro dado interessante é que homens considerados menos deprimidos obtiveram resultados melhores com a administração da testosterona. Os pesquisadores também perceberam que a idade dos pacientes não mudava os efeitos da testosterona.

A conclusão dos cientistas, no entanto, é que como os estudos eram muito heterogêneos, é preciso que mais pesquisas relacionadas ao tema sejam feitas para entender melhor o papel do hormônio nesse tipo de tratamento.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook - Instagram - Youtube