Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


5 maneiras de ajudar alguém que sofre de depressão

PeopleImages/Istock
Imagem: PeopleImages/Istock

Giulia Granchi

Do UOL VivaBem, em São Paulo

14/11/2018 16h38

Só no Brasil, cerca de 5,8% da população (um total de 11,5 milhões de pessoas) sofre de depressão. No mundo, já são 322 milhões de indivíduos afetados pela doença, e o números crescem a cada ano. Apesar da alta incidência, o assunto ainda é um tabu para grande parte da sociedade - cerca de 70% dos pacientes têm vergonha de falar sobre o quadro, segundo dados de pesquisa da The World Federation of Mental Health.

Além disso, "um quinto dos pacientes ainda abandona o tratamento no primeiro ano por não se sentirem compreendidos", destacou Táki Cordás, mestre em psiquiatra pela USP (Universidade de São Paulo) durante evento de conscientização da doença organizado pela Medley.

Segundo o especialista, a empatia —tanto dos médicos como de pessoas próximas ao paciente — é essencial para que as pessoas com o transtorno se sintam acolhidas e apoiadas, e o ato de se colocar no lugar delas pode fazer uma grande diferença no tratamento. Mesmo não sendo profissional, o apoio das pessoas próximas, de forma simples, pode ajudar no dia a dia de pessoas que convivem com o transtorno. Veja como você pode ajudar alguém próximo com depressão:

1. Reconheça os sinais

O primeiro passo para ajudar alguém depressivo, quando esta pessoa ainda não revelou a doença, é ficar atento aos sinais. O indivíduo com o transtorno tende a mostrar desânimo, raciocínio comprometido, expressões de tristeza, isolamento, pouco cuidado com aparência e higiene pessoal, perda de interesse, falta de energia... A partir dos sintomas, é possível oferecer sua ajuda como amigo —ouvindo e sendo boa companhia — e recomendar um tratamento especializado.

VEJA TAMBÉM

2. Exercite a empatia

Não é necessário ter vivido uma depressão para se colocar no lugar do outro. A recomendação dos especialistas é que você demonstre que compreende que a pessoa está sentindo dor emocional mesmo sem poder afirmar que "entende pelo que ela está passando".

3. Fuja das respostas óbvias

"Fique bem"; "vai passar"; "por que você não tenta sair de casa"... Por mais bem-intencionadas que essas frases possam ser, proferi-las a alguém durante um quadro depressivo não ajuda no transtorno, além de poder causar uma irritabilidade e até fazer com que o paciente se sinta ainda mais incompreendido. Em vez disso, além de recomendar ajuda profissional, busque ser o que a pessoa precisa, seja isso um bom ouvinte, companhia no dia a dia ou até um "oferecedor" de abraços.

4. Fale abertamente sobre a doença

A depressão deve ser um tema falado sem tabus. Mostrar-se aberto e sem preconceitos ajuda para aqueles que sofrem do transtorno vejam em você alguém com quem eles podem conversar confortavelmente sobre o que estão passando.

5. Procure os familiares ou pessoas mais próximas

Se alguém apresenta os sintomas da doença, mas mantém-se isolado demais para que você possa conversar com a pessoa, o ideal é buscar seus entes queridos, alguém com relevância para o paciente, para que a situação possa ser investigada. O mesmo vale para alguém próximo que nega ingressar na terapia: vale recorrer a outros parentes, amigos ou parceiros românticos para tentar levar a pessoa ao melhor tratamento possível.

Fontes: Táki Cordás, mestre em psiquiatra pela USP (Universidade de São Paulo) e Coordenador do Ambulatório dos Transtornos do Impulso (AMITI) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; e Carmita Abdo, psiquiatra e presidente da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria)

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube