Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


O que fazer para o intestino preso funcionar melhor?

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

11/09/2018 04h00

"Sofro com o intestino preso com frequência. O que posso fazer para ele funcionar normalmente?"

Ficar dois ou mais dias sem ir ao banheiro pode ter como causa algumas doenças, como diabetes e distúrbios na tireoide, que prejudicam os nervos dos músculos do intestino que realizam os movimentos peristálticos --nome dado às ações para do sistema digestivo para a movimentação do que comemos, desde o ato de engolir até a expulsão das fezes ao final do processo.

Mas se essa condição não estiver relacionada a nenhuma doença, ela pode ser resolvida apenas com a alimentação. Os alimentos que facilitam o funcionamento do intestino são todos aqueles que apresentam fibras (integrais, verduras cruas, legumes e frutas com bagaço e casca). As fibras funcionam na medida em que aumentam o bolo fecal e contribuem para uma melhor captação de água, acelerando o trânsito intestinal e a frequência das evacuações.

VEJA TAMBÉM:

Entre as opções ricas em fibras podemos citar: mamão, ameixa seca, laranja, pipoca (feita em casa, sem óleo ou manteiga), pão integral, brócolis, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas). Mas não adianta consumir esses itens sem consumir bastante água. O líquido amolece o bolo fecal, ou seja, se você aumentar a quantidade de fibras e não consumir mais água, voltará a ter constipação intestinal e gases.

Também é bom evitar algumas opções que podem piorar a prisão de ventre. São eles: alimentos industrializados, refrigerantes, cereais à base de farinha refinada (branca, sem fibras), como pão, farinha de mandioca, tapioca e tubérculos. Como eles têm poucas quantidades de fibras, também prejudicam o fluxo da digestão. E apesar de algumas frutas serem associadas à constipação, como a maçã, elas não são inimigas de quem tem prisão de ventre. Quando consumidas na medida (aliadas a uma boa ingestão hídrica), as frutas são ótimas reguladoras do intestino.

Fonte: Juliana Pizzocolo, nutricionista funcional e membro da APAN (Associação Paulista de Nutrição); Orlando Ambrogini Junior, gastroenterologista e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), e Vivian Ragasso, nutricionista esportiva do Instituto Cohen, consultados em matéria do dia 19/01/2018.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube