Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Lente de contato dental deixou Simaria "banguela"; método é seguro?

Se for aplicada incorretamente, a lente de contato dental pode provocar cáries e até queda de dente, como aconteceu com Simaria - Francisco Cepeda/AgNews
Se for aplicada incorretamente, a lente de contato dental pode provocar cáries e até queda de dente, como aconteceu com Simaria Imagem: Francisco Cepeda/AgNews

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

09/08/2018 12h14

A cantora Simaria revelou que perdeu dentes após colocar lente de contato dental. Segundo ela, sua arcada dentária ficou comprometida devido a um tratamento realizado incorretamente.

“Meu médico já tinha notado que eu não estava bem por causa de umas lentes antigas, que tinha feito com um profissional que não era bom. Quando fui procurar um especialista de verdade, ele disse que meus dentes estavam acabados”, contou a cantora.

O procedimento é considerado seguro por muitos profissionais. Porém, se não feito corretamente, pode gerar complicações, como explica o dentista Sergio Brossi Botta, especializado em dentística pela Faculdade de Odontologia da USP (Universidade de São Paulo). “Caso a pessoa coloque uma lente com um contorno grosso, por exemplo, ela ficará com um “degrau” no dente. Isso favorece o acúmulo de bactérias e pode provocar inflamação na gengiva, cáries e, consequentemente, fazer até o dente cair”, explica. Ou seja, não é o procedimento que faz cair os dentes, mas se ele for feito incorretamente e a pessoa não tiver uma boa higiene bucal, pode ter problema.  

Veja também:

De acordo com o especialista, os dentes da cantora podem ter caído não só por causa da colocação das lentes, mas também devido à imunidade baixa, já que ela recentemente teve uma tuberculose ganglionar.

O que é a lente de contato dental?

São pequenas lâminas de cerâmicas que variam cerca de 0,2 milímetros a 0,4 milímetros. Elas são colocadas nos dentes para deixá-los mais brancos e brilhantes.

Como é feita?

Primeiro, o profissional prepara o dente podendo fazer uma raspagem ou desgaste. Depois, o dentista aplica um adesivo e, em seguida, coloca a lâmina. O procedimento todo pode ser feito em cerca de cinco sessões de até uma hora e meia.

Qualquer um pode aplicar?

Não. O tratamento é contraindicado para quem sofre com bruxismo ou range muito os dentes, já que o problema pode arrancar a lente de contato. Além disso, quem possui a arcada dentária muito amarelada precisa realizar um clareamento dental antes, para que as lentes alcancem o efeito desejado.

Quanto custa?

 Geralmente é cobrado de R$ 1.200 a R$ 8 mil por dente.

Dura por quanto tempo?

Pode durar até dez anos ou um pouco menos, dependendo dos cuidados do paciente. O ideal é realizar visitas anuais ou semestrais ao dentista para checar se está tudo certo.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube