Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Três problemas que você não sabe que pode ter se não cuidar bem dos dentes

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

22/07/2018 12h13

Não é só mau hálito e cáries que você evita ao escovar os dentes corretamente e usar o fio dental após as refeições. Manter uma boca saudável é muito importante para o bom funcionamento de vários processos no organismo. A seguir, mostramos alguns problemas que você talvez desconheça que pode ter se não cuidar bem do seu sorriso.

Ganho de peso

Diversos estudos mostram que não mastigar direito os alimentos aumenta o risco de obesidade. Se seus dentes não tiverem fortes e saudáveis, você pode sentir desconforto ao fazer as refeições e engolir a comida rapidamente. Isso prejudica o processo de digestão e faz com que a saciedade demore mais para chegar. Aí, você acaba comendo mais calorias do que realmente precisa --o que tende a engordar. 

Além disso, a dificuldade de mastigar pode afastar você de alimentos saudáveis, como frutas, verduras e vegetais crus, e aumentar a procura por comidas ultraprocessadas, fáceis de engolir. Eles são pobres nutricionalmente e estão associadas não só ao ganho de peso, como também a problemas de saúde como câncer e hipertensão

Veja também:

Problemas no coração

Cáries e gengivite podem "abrir portas" para que bactérias que vivem na nossa boca entrem na corrente sanguínea e se espalhem pelo organismo. Esses micróbios podem se alojar em diferentes órgãos, inclusive o coração, causando uma inflamação no músculo cardíaco chamada endocardite. Segundo o Incor (Instituto do Coração), a doença tem várias complicações e leva à morte em 25% dos casos.

Mas não precisa se desesperar. O risco maior de bactérias da boca chegarem ao coração é para quem já tem algum problema cardíaco. Isso porque, quando esses micro-organismo entram na corrente sanguínea, a tendência é que se alojem e causem danos em órgãos e partes do corpo que já apresentam algum tipo de enfraquecimento. 

Prejudicar a recuperação pós-treino

Sabe as bactérias da boca que entram na corrente sanguínea? Elas podem gerar inflamações e exigem que o organismo demande esforço para combatê-las. Então, quando você faz exercícios, a preocupação maior do corpo está em se livrar desses invasores em vez de regenerar os músculos desgastados com a atividade física. Isso pode não só atrapalhar a recuperação pós-treino e fazer com que você tenha mais dores musculares, como prejudicar a evolução da performance a aumentar o risco de lesões.

Fontes: Maria da Luz Rosário de Sousa, doutora em saúde pública e professora da Faculdade de Odontologia da Unicamp e Monica Talarico Duailibi, professora doutora da Unifesp e membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), em reportagem publicada em 26/10/2017Rodrigo Albuquerque, diretor do departamento de odontologia do esporte da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) no Rio de Janeiro, em reportagem publicada em 01/06/2018

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube