Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


TDAH, bipolaridade, depressão e esquizofrenia têm mesma base genética

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

25/06/2018 15h56

Um novo estudo, publicado nesta segunda-feira (20) na revista Science, determinou que os distúrbios psiquiátricos compartilham muitas variantes genéticas, enquanto distúrbios neurológicos (como Parkinson ou Alzheimer) parecem mais distintos.

Para examinar a sobreposição biológica entre esses distúrbios, os pesquisadores examinaram os padrões genéticos de 25 doenças psiquiátricas e neurológicas em 265.218 pacientes e 784.643 controles. Eles também examinaram as relações entre distúrbios cerebrais e 17 medidas físicas ou cognitivas, como anos de educação, de 1.191.588 indivíduos.

Veja também:

Os resultados indicaram ampla sobreposição genética entre diferentes tipos de transtornos psiquiátricos, particularmente entre transtorno de déficit de atenção (TDAH), transtorno bipolar, depressão e esquizofrenia. Os dados também indicaram forte sobreposição entre anorexia nervosa e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), bem como entre TOC e síndrome de Tourette.

Em contraste, distúrbios neurológicos como Parkinson e esclerose múltipla pareciam mais distintos um do outro e dos distúrbios psiquiátricos —exceto para a enxaqueca, que estava geneticamente relacionada ao TDAH, à depressão e síndrome de Tourette.

terapia genética - iStock - iStock
Distúrbios neurológicos (como Parkinson ou Alzheimer) têm menos relação genética
Imagem: iStock

Segundo os pesquisadores, o alto grau de correlação genética entre os transtornos psiquiátricos sugere que, como exemplo hipotético, um único mecanismo que regula a concentração poderia conduzir tanto ao comportamento desatento no TDAH quanto à diminuição da função executiva na esquizofrenia. Uma exploração mais aprofundada dessas conexões genéticas poderia ajudar a definir novos fenótipos clínicos e informar o desenvolvimento e a seleção do tratamento para os pacientes.

Além disso, dentro das medidas cognitivas, os pesquisadores ficaram surpresos ao notar que fatores genéticos que predispõem os indivíduos a certos transtornos psiquiátricos —anorexia, autismo, bipolar e TOC— foram significativamente relacionados com fatores associados a maiores medidas cognitivas na infância, incluindo mais anos de educação e escolaridade.

"Ficamos surpresos que os fatores genéticos relacionados a muitos transtornos psiquiátricos estivessem positivamente correlacionados com o nível educacional", diz Verneri Anttila, um dos autores. "Vamos precisar de mais trabalho e tamanhos de amostra ainda maiores para entender essas conexões."

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
FacebookInstagramYouTube