Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Baixos níveis de colesterol aumentam eficácia de tratamento contra o câncer

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

19/05/2018 15h16

A imunoterapia tem se mostrado um método eficaz de tratar o câncer, mas que depende de algumas variáveis para que funcione melhor. Enquanto um estudo recente mostrou o tratamento pode ser mais eficiente se administrado diferentemente para homens e mulheres, outra pesquisa, publicada no periódico Journal of Experimental Medicine, descobriu que quando os níveis de colesterol são reduzidos, a imunoterapia se torna mais funcional.

A imunoterapia usa o sistema imunológico do corpo para combater as células cancerígenas. Um tipo de imunização passiva, que funciona com base na transferência de células T adotivas, faz com que esses glóbulos brancos se concentrem em um tipo específico de câncer antes de serem transplantados para o paciente.

Veja também:

A transferência de células T adotivas ainda é uma tecnologia relativamente nova e por isso os cientistas ainda estão trabalhando para melhorar a terapia e torná-la tão eficaz quanto possível. Qing Yi, do Instituto de Pesquisa Cleveland Clinic Lerner, em Ohio, nos Estados Unidos, por exemplo, está interessado em saber como o colesterol pode desempenhar um papel no sucesso da transferência dessas células.

Cancer - iStock - iStock
A transferência de células T adotivas ainda é uma tecnologia relativamente nova e por isso os cientistas ainda estão trabalhando para melhorar a terapia e torná-la tão eficaz quanto possível
Imagem: iStock

Usando perfis de genes --uma técnica que permite aos cientistas ver quais genes estão "ligados" em uma célula-- Yi e sua equipe compararam tipos de células T e descobriram que a mais eficaz delas, chamada Tc9, continha significativamente menos colesterol. Após a descoberta, os cientistas acrescentaram drogas redutoras de colesterol às células cancerosas antes de tratá-las. Como esperavam, isso teve o efeito de ativar vias anticancerígenas.

Em uma segunda parte do estudo, eles usaram um modelo animal com um tumor e descobriram que, quando os níveis de colesterol foram reduzidos antes do início da imunoterapia, houve um melhor funcionamento dos efeitos antitumorais.

Devido aos resultados positivos, os cientistas planejam continuar sua linha de investigação e embarcar em testes clínicos o mais rápido possível. "Nossos estudos sugerem uma maneira relativamente simples e econômica de melhorar a terapia de transferência de células T", afirma Yi.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube