Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Você fica todo dolorido depois do treino? Comer banana evita o problema

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

31/03/2018 17h25

A banana é uma das frutas favoritas de quem treina regularmente. Fonte de carboidratos, ela costuma ser consumida por muitos atletas antes da atividade física, para garantir energia. Mas, segundo uma pesquisa publicada no PLOS One, o alimento também é ótimo para a recuperação pós-treino, pois repõe nutrientes perdidos no exercício e combate a inflamação muscular.

No estudo, realizado por cientistas da Appalachian State University, 20 ciclistas fizeram três treinos de 75 km, e consumiram banana, água ou bebidas isotônicas após cada um deles. Tanto a fruta quanto as bebidas esportivas mostraram-se eficientes para a recuperação metabólica do organismo, mas as bananas apresentaram uma vantagem. 

Veja também

Exames feitos após os atletas comerem a fruta identificaram 18 tipos diferentes de metabólitos no sangue dos ciclistas. David Nieman, principal ator do estudo, explica que essas substâncias foram capazes de inibir a enzima COX2, uma das responsáveis por causar incômodos musculares após atividade física. "É nesse gene que atuam medicamentos comuns para a dor, como ibuprofeno e aspira", explica Nieman. 

Benefícios da banana -  -
O cientista alerta que não é recomendado usar anti-inflamatórios não-esteroides (como os remédios citados) para aliviar dores causados pela atividade física, pois os medicamentos geram danos celulares que posteriormente promovem uma inflamação no organismo e atrapalham a evolução do condicionamento. Em excesso, essas substâncias também podem prejudicar o coração e a potência sexual

"Foi uma surpresa agradável descobrir que a banana possui os mesmos benefícios [dos anti-inflamatórios] sem riscos para a saúde", finalizou.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube