Topo

Longevidade

Práticas e atitudes para uma vida longa e saudável


Robôs em forma de animais ajudam a curar solidão e estresse de idosos

Estresse em idosos: robôs ajudam a acalmar e tirar a solidão deles - Luiz Gomes/FOLHAPRESS
Estresse em idosos: robôs ajudam a acalmar e tirar a solidão deles Imagem: Luiz Gomes/FOLHAPRESS

12/01/2018 11h53

O ronronar de um gato robô e o latido de um cachorro do mesmo tipo se transformaram em um tratamento eficaz para aliviar a ansiedade, o estresse e a solidão dos moradores de uma residência para idosos no estado da Flórida, nos Estados Unidos.

Há um ano, o Palace Gardens, na cidade de Homestead, decidiu adotar como auxílio no tratamento dos residentes com doenças como o Alzheimer um gato e um cachorro robôs que se parecem muito com os animais de verdade. A medida deu tão certo para os mais de 90 residentes do centro, que alguns deles já têm os seus próprios animais de mentirinha, comprados pelos parentes.

Leia mais:


"A minha mãe tem perda de memória e tem dificuldade para articular o que quer dizer. Acaba ficando nervosa e frustrada. Quando ela ganhou um desses animais, se acalmou imediatamente", contou Barbara Brunet, filha de uma das moradoras.

A reação foi a melhor possível e foi então que os familiares de outros residentes do Palace Gardens decidiram fazer o mesmo. Não demorou muito para o efeito tranquilizador ser comprovado.

"O gato ronrona, e ela vai lá e abraça. Se sente muito melhor. A tensão vai embora em seguida. Não sei se ela acredita que é um animal real", ponderou.

Lá pela metade da amanhã, uma das salas do espaço começa a ser usada por idosos que, em círculo, fazem um exercício com bolas. Na sala ao lado, alguns residentes estão sentados em cadeiras com objetos sensoriais para brincar com cachorros, gatos e bonecas que centram o interesse da maioria deles.

Uma aura de calma invade a sala, enquanto duas mulheres acariciam um gato de pelo cinza que movimenta a cabeça com intensidade proporcional ao estímulo recebido. Os olhares não desgrudam do bichano e o rosto complacente combina com caras de surpresa cada vez que o gato emite algum som ou faz um movimento mais forte do que o normal.

"De vez em quando eles se surpreendem, e esse sentimento é bom", afirmou Jennifer Almodóvar, terapeuta e coordenadora das atividades de tratamento da memória do centro.

Os cachorros, que têm a aparência de um Golden Retriever, também respondem ao som e ao tato, e quando recebem carinho dão pulos e latem.

"Em muitos momentos, os idosos podem ficar nervosos e inquietos, mas quando trazemos os cães e gatos eles se acalmam e tentam se concentrar. É como se voltassem a ter a companhia que tiveram ao longo da vida", explicou a terapeuta.

Assim como os animais, nesta sala eles também revivem sentimentos agora esquecidos, como o do instinto maternal, graças a bonecos em forma de bebê.

"Muitos deles tiveram filhos. Quando veem os bonecos, imediatamente têm esse instinto de cuidar e só querem agarrá-los", revelou.

Tanto é que, se por alguns instantes, a terapeuta segura algum dos bonecos de cabeça para baixo eles logo gritam: "Cuidado! Vai machucá-lo".

Sem necessidade de limpar ou levar para passear, atividades que os residentes não poderiam fazer, os robôs de gato e cachorro e os bonecos tornam mais prazerosas as horas desses dedicados velhinhos do sul da Flórida.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy