Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estressada, perdi cabelo e ganhei 15 kg; mudei de cidade e resolvi problema

A saúde de Irina melhorou quando ela conseguiu controlar o estresse e se alimentar bem - iStock
A saúde de Irina melhorou quando ela conseguiu controlar o estresse e se alimentar bem Imagem: iStock

Paulo Gratão

Colaboração para o UOL VivaBem

23/09/2018 04h00

Já faz dois anos que Irina Bezzan, 41 anos, trocou a agitação do centro de São Paulo, onde morava, pela tranquilidade da Reserva do Paiva, na região de Cabo de Santo Agostinho, em Recife (PE). Com a mudança, além do DDD e da paisagem, muita coisa se transformou na vida dela.

Quando estava na capital paulista, a rotina da ex-executiva de RH era puxada e o estresse tomou conta do seu dia a dia, prejudicando os cuidados com a alimentação e a saúde. "A tendência é que em uma cidade grande as pessoas vivam lutando contra o relógio. Comigo não foi diferente. Estava sempre tensa e não tinha tempo para mim nem na hora das refeições, comia mal e rapidamente", lembra Irina.

VEJA TAMBÉM

O corpo logo deu sinais de que não estava aguentando tanta pressão. Além de engordar 15 kg, Irina sofreu hipertensão, anemia e os cabelos começaram a cair. Preocupada com a situação e insatisfeita com o dia a dia, ela não pensou duas vezes para arrumar as malas quando o marido recebeu um convite para trabalhar no Nordeste.

Novo lar, nova dieta

Ao chegar em Cabo de Santo Agostinho, Irina desacelerou seu ritmo aos poucos e começou a cuidar da saúde. Procurou uma nutricionista e foi orientada a mudar completamente a alimentação, em vez de tomar medicamento para controlar a pressão. "Uma das recomendações foi eliminar o máximo de alimentos industrializados do cardápio e comer mais frutas, verduras e legumes, sempre que possível orgânicos." 

Ela conta que não foi nada fácil no início, afinal não tinha opções orgânicas perto de sua casa. "Decidi buscar produtores locais e fazer parcerias." Diante da dificuldade surgiu uma ideia de negócio: ela fundou uma empresa que comercializa alimentos naturais, tanto para consumo imediato quanto congelados. 

Menos 15 kg e mais saúde para toda a família

Em apenas quatro meses, ela conseguiu emagrecer tudo o que engordou e reestabelecer os exames clínicos, inclusive a pressão arterial. Ela ainda parou de ter dores pelo corpo e o cabelo  ficou mais forte.

"Precisei ter disciplina, mas consegui. Conversei com a família e disse que seria legal todos aproveitarem o momento e entrar no embalo, e eles toparam. Meu filho tem 12 anos e não abre mão do snack de batata-doce, por exemplo." 

Hoje, Irina garante que não deixa o estresse tomar conta de sua vida, mesmo tocando uma empresa. Ela trabalha apenas seis horas por dia e ainda faz as entregas dos produtos de bicicleta.    

Estresse e má alimentação podem fazer cabelo cair?

Sim, segundo a dermatologista Adriana Vilarinho, colunista do UOL VivaBem, a alopecia (queda de cabelo) pode ter diversas origens: genética, baixa imunidade, alterações hormonais, imunidade, carência nutricional e estresse.

Ao perceber uma queda excessiva dos fios --o normal, em média, é perder de 100 a 200 fios por dia --o recomendado é procurar um dermatologista para identificar as causas do problema e buscar o melhor tratamento. 

Uma boa alimentação garante todos os nutrientes que o organismo precisa para funcionar bem, inclusive para manter os cabelos fortes e saudáveis. Por isso, é muito importante ter um cardápio rico em alimentos naturais: frutas, verduras, legumes, carnes magras, ovos, peixes. Para controlar o estresse, procure fazer atividades que relaxam e trazem bem-estar, como praticar esportes, meditar, ler um livro ou ter um hobby.    

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube