Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Dia do orgasmo: sexo planejado dá mais satisfação, diz estudo

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

31/07/2018 11h53

Dia 31 de julho é dia do orgasmo, já planejou o seu? Pode parecer estranho, mas um novo estudo publicado no periódico The Journal of Sex Research mostrou que planejar o sexo é melhor para satisfazer homens e mulheres.

Pesquisadores da Universidade Ruhr, em Bochum, na Alemanha, entrevistaram cerca de 1000 casais sobre suas vidas sexuais, pedindo a cada pessoa que avaliasse coisas como a facilidade com que se excitam, o quanto eram inibidos em relação ao sexo e quaisquer problemas que pudessem ter com a disfunção sexual.

Veja também:

Cada participante também descreveu sua própria personalidade e a de seu parceiro, usando a estrutura da personalidade dos Cinco Grandes - que inclui consciencioso (responsável), extrovertido, neurótico, aberto a experiências e agradável.

O resultado foi que quem era mais responsável e organizado tinha melhores funções sexuais. Para as mulheres, o parceiro ser mas consciencioso era importante para bons resultados. O que significa que as pessoas que são mais sexualmente satisfeitas também têm maior probabilidade de ter sexo planejado.

O objetivo do estudo foi investigar como traços psicológicos dos dois parceiros influenciam a função sexual do casal.

"Queríamos saber se certos traços relacionados à sexualidade (ou seja, traços que refletem a facilidade com que as pessoas ficam excitadas ou o quanto são sexualmente inibidos) são mais ou menos relevantes para a função sexual do que traços gerais mais amplos de personalidade", disse Julia Velten, uma das autoras do estudo.

Os cientistas reiteram que, se você está mais disposto a planejar o sexo, isso não é estranho ou pouco atraente. É uma grande vantagem. Isso significa que você é atencioso, não apenas sobre a quantidade de sexo que você faz, mas também sobre a qualidade do sexo e os desejos de seu parceiro.

A estabilidade emocional do homem também aparece como um fator que aumenta a satisfação sexual da mulher, mas o contrário, não. Mulheres mais agradáveis demonstraram estar mais satisfeitas sexualmente, assim como homens e mulheres extrovertidos.

Mas fica o alerta: quanto mais tempo juntos e mais velhos vocês são, maior a tendência do sexo não ser tão bom assim.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
FacebookInstagramYouTube