Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Sexo tem hora certa? Casal que sincroniza relógios biológicos transa melhor

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

31/05/2018 17h42

Você é do time que gosta de dormir às 21h ou deita só às 2h? E seu parceiro dorme no mesmo horário? A gente sabe que cada um tem um relógio biológico diferente e as preferências podem variar, mas na hora do sexo é bom alinhar os ponteiros com o companheiro. 

Infelizmente, a incompatibilidade de horários pode afetar a satisfação geral de um relacionamento, de acordo com um estudo realizado da Universidade de Varsóvia.

Veja também:

Desde a descoberta de que os seres humanos são geneticamente predispostos a ser um “passarinho que acorda cedo”, uma “coruja da noite”, ou ficar entre os dois, numerosos estudos científicos destacaram a importância de sincronizar a rotina diária de trabalho com os momentos em que nosso organismo fica mais ativo.

Naturalmente, era só uma questão de tempo até que os pesquisadores investigassem como nossas preferencias do ciclo circadiano afetam os aspectos pessoais de nossas vidas -e nossos relacionamentos.

Publicado na revista Frontiers in Psychology, o estudo com pesquisadores poloneses levantou a hipótese de que os casais com relógios correspondentes têm uma vida sexual mais satisfatória, por se envolverem em atividades sexuais na hora do dia em que são mais receptivos e energéticos.

E como eles notaram e o site IflScience destacou: “as atividades realizadas durante os melhores momentos do dia são realizadas de forma mais eficiente”.

Os cientistas fizeram questionários individuais com 91 casais heterossexuais, entre 18 e 38 anos, que estavam juntos entre 6 meses e 16 anos. Cerca de 80% dos casais não tinham filhos.

Os resultados mostraram que os homens que gostam de transar pela manhã escolhem o período das 6h às 9h. Os homens mais corujas, noturnos, preferem fazer amorzinho das 21h às 24h.

As participantes do sexo feminino foram mais específicas: noturnas e matutinas escolheram a noite como melhor momento para relação sexual.

Ou seja, os homens que gostam de sexo pelas manhãs são os menos correspondidos. Sinto muito!

De forma pouco surpreendente, os pesquisadores descobriram que o momento da atividade sexual do casal correspondia ao horário preferido listado pela mulher, e não pelo homem.

Além disso, ficou claro que as maiores diferenças nos horários de preferência sexual estavam relacionadas com níveis reduzidos tanto de satisfação no sexo, quanto no relacionamento geral.

"Assim, parece que a falta de coerência no tempo preferido para o sexo pode influenciar a qualidade, em oposição à quantidade, de interações sexuais", concluíram. 

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube