Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Sucesso pessoal e profissional podem ser genéticos, sugere estudo

Genes realmente podem influenciar o quão bem sucedido você é  - Istock
Genes realmente podem influenciar o quão bem sucedido você é Imagem: Istock

Do VivaBem, em São Paulo

15/07/2018 11h20

Se sua vida está boa e você atingiu o sucesso em praticamente todas as áreas, saiba que isso pode estar associado ao seu gene. Pelo menos é o que sugere um estudo conduzido por cientistas da Duke University, nos Estados Unidos.

"Embora o DNA não seja o destino, ele tem algo a dizer sobre o tipo de pessoas que nos tornamos e o que alcançamos”, diz  Daniel W. Belsky, principal autor do estudo.

Veja também:

Mas a pergunta que não quer calar é: nós herdamos sempre o lado positivo dos nossos familiares? Para descobrir, a equipe se concentrou em cinco estudos longitudinais que examinam a mobilidade social. Uma correlação positiva entre a genética ligada à educação e a mobilidade social ascendente, segundo a teoria, sugere que os genes influenciam o sucesso, pelo menos em certa medida.

Os estudos - um da Nova Zelândia, três dos EUA e um do Reino Unido - ocorreram entre 1957 e 2013 e envolveram mais de 20 mil pessoas em diferentes gerações. Para medir a mobilidade social, os pesquisadores usaram vários padrões educacionais, econômicos e ocupacionais, incluindo status de educação, renda ocupacional e status profissional.

Apesar de cobrir diferentes países e grupos etários, todos os cinco mostraram uma correlação positiva entre pessoas com genética "ligada à educação" (referida como pontuação poligênica) e mobilidade social. Isso ocorreu independentemente da classe socioeconômica e, em alguns casos, até mesmo da família.

De acordo com o artigo, as notas poligênicas podem prever modestamente o sucesso educacional e econômico de uma pessoa. No entanto, vale ressaltar que ela representa apenas alguns pontos percentuais nas variações entre os indivíduos. Portanto, um resultado baixo não é preocupante nem prejudicial.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube