Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Novo método consegue reduzir o crescimento de tumor no pulmão pela metade

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

02/03/2018 20h03

Uma nova pesquisa, feita na Suécia, deu maiores esperanças para o tratamento de câncer de pulmão.

Cientistas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, realizaram um projeto meticuloso para investigar o papel do RNA no desenvolvimento de tumores.

Veja também:

O RNA atua como um mensageiro de informações do DNA, realizando suas instruções e regulando a biossíntese de proteínas. Mas existe outro tipo de RNA, chamado de não codificado, que não se envolve no processo de síntese proteica.

A função do RNA não codificado era muito misteriosa, mas pouco a pouco os pesquisadores estão desvendando seu propósito. Acredita-se que ele está envolvido na regulação dos ciclos de divisão celular. A função implica no desenvolvimento e crescimento de tumores, permitindo que várias células se multipliquem anormalmente.

Na nova pesquisa, divulgada na Nature, os cientistas notaram que ao regular a atividade de RNA não codificante houve uma redução de 40% a 50% no crescimento de um tipo de câncer de pulmão.

Há futuro com tratamentos de RNA?

O estudo analisou 16 tipos de câncer, verificando mais de seis mil tumores sólidos e 701 amostras de tecido saudável. O objetivo inicial dos pesquisadores foi identificar as moléculas de RNA não codificado durante a fase de síntese e divisão celular do DNA, quando a informação genética é replicada.

“Uma vez que existe uma forte ligação entre o ciclo da divisão celular e o câncer, estamos usando isso como base para a identificação das importantes moléculas de RNA não codificantes, que desempenham um papel fundamental no crescimento do câncer”, conclui Chandrasekhar Kanduri, líder do estudo em entrevista ao Medical News Today.

Durante o ciclo de divisão celular, a expressão mais alta de algumas dessas moléculas de RNA pode fazer com que as células se dividam incontrolavelmente e se tornem cancerosas.

Para entender como as descobertas podem ajudar diretamente no tratamento do câncer, pesquisadores trabalharam com ratos com câncer de pulmão humano.

Durante 15 dias eles bloquearam a ação do RNA não codificado em ratos. No fim, os pesquisadores viram que os tumores  tinham quase metade do tamanho.

Após o sucesso inicial, os cientistas sugerem que o método poderia, no futuro, ser usado para tratar câncer de pulmão em seres humanos, com resultados igualmente favoráveis. Ainda é preciso avaliar melhor o potencial do método em humanos, mas os pesquisadores estão otimistas com as respostas. 

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy