Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Sua imunidade enfraquece a cada ano e isso pode aumentar o risco de câncer

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

25/02/2018 13h28

Nós sabemos que o câncer é uma doença delicada e ainda não existem muitos meios de preveni-la. Para tentar melhorar este quadro, pesquisadores estudaram se há uma relação entre o funcionamento do sistema imunológico e o risco de câncer relacionado a idade.

Essencialmente, o câncer é causado por uma sucessão de mutações genéticas que se acumulam ao longo do tempo. Já sabemos que existem alguns fatores, como fumar, ingerir bebidas alcoólicas e estar obeso, podem aumentar a taxa em que essas mutações genéticas ocorrem.

Veja também:

Além disso, a medida que a nossa idade aumenta, o risco de câncer se eleva também. Com base nessa afirmativa, os cientistas se perguntaram: por que o envelhecimento aumenta o risco de câncer de uma forma tão significativa? E os resultados foram publicados no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

A equipe descobriu que a resposta pode estar no envelhecimento do sistema imunológico, de acordo com o site Medical News Today.

Como a imunidade funciona?

Antes de responder à pergunta é importante entender um pouco mais sobre o sistema imunológico.

Guarde a informação de que a glândula timo é o órgão do sistema que desenvolve as células T, que por sua vez têm papel principal na imunidade. Grande parte do declínio na força do sistema imunológico ao longo dos anos se dá pela deterioração constante da glândula timo.

Apesar de sua importância, a glândula timo começa a diminuir desde o nosso primeiro aniversário. A cada 16 anos ela se reduz pela metade, e a produção de células T segue o mesmo ritmo.

Com essa informação, os autores analisaram se a diminuição da capacidade da timo pode desempenhar um papel importante no aumento do risco de câncer.

Como a pesquisa foi feita?

Foram usados dados do programa de Vigilância, Epidemiologia e Resultados do Instituto Nacional do Câncer dos EUA. No total, 2 milhões de casos de câncer em pessoas de 18 a 70 anos foram computados.

Em seguida, a equipe projetou um modelo matemático para analisar como as taxas de câncer aumentariam se estivessem relacionadas a um sistema imunológico decrescente. Por fim, compararam as estimativas com os dados da vida real.

Os pesquisadores descobriram que seu modelo ajustou os dados mais fortemente do que a hipótese padrão de múltiplas mutações.

E o que isso tudo significa?

"A tese é que as células cancerosas passam a surgir continuamente no corpo, mas que, normalmente, o sistema imunológico as mata antes que um novo tumor possa se estabelecer", explicou Sam Palmer, líder do estudo. "Em um sistema imune jovem e saudável, as células T estão constantemente pesquisando células cancerígenas e as destruindo," completa.

Porém, se o sistema imunológico está fraco, a população de células de câncer tem mais chances de crescer. Isso acontece com a idade, já que a glândula timo está reduzindo sua produção a cada dia que envelhecemos.

Resumindo, quando o corpo está mais velho, é como se fosse uma guerra entre células com câncer e células T, mas o câncer está em maior número, acaba ganhando e crescendo.

Outra evidência que mostrou que a hipótese faz sentido, é que o risco de câncer relacionado com a idade aumenta mais rápido nos homens. Pode ser porque a timo também declina mais rápido nos homens do que nas mulheres.

É importante lembrar que o estudo se baseou em uma análise matemática e para ser confirmado precisa ser replicado e testado. De qualquer forma a pesquisa é importante, por dar novas evidências para os médicos explorarem.

Se a tese for comprovada, abrirá um novo território para pesquisas que buscam um modo de prevenir e tratar a doença.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy