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Adriana Miranda

Musculação: meus segredos para se apaixonar pelo treino e ter resultados

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Adriana Miranda

Aos 62 anos, ela é palestrante e entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Procuradora aposentada do estado de São Paulo, está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.

Colunista do UOL VivaBem

10/10/2018 04h00

Eu faço musculação há muitos anos e amo cada segundo de treino! Em cada fase da minha vida, essa atividade teve uma participação. Já malhei sozinha, com personal, com o marido (treinamos juntos até hoje!)... Posso garantir a vocês: quando benfeita e acompanhada de alimentação correta, a musculação traz resultados surpreendentes!

Para começar, persistência é fundamental. Todo início é um desafio para quem ainda não se acostumou a treinar. Aos poucos é que a gente vai se adaptando aos aparelhos, tomando consciência do nosso corpo e evoluindo. Hoje, posso dizer que treino com muito mais foco e concentração do que quando comecei.

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Aprendi que é imprescindível executar os exercícios corretamente e fazer o intervalo correto entre as séries --nada de conversar e ficar no celular durante o treino. Se o foco é obter resultados, essas regrinhas são essenciais! Defina seu objetivo e foque nele, sempre com orientação de um educador físico, que vai ajustar a quantidade ideal de exercícios de força e aeróbicos para sua meta, seja ela ganhar massa magra, resistência ou reduzir gordura. 

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
A musculação é uma grande aliada quando o assunto é emagrecimento, uma vez que um corpo com músculos gasta mais energia para se manter. Além disso, estudos asseguram e a prática comprova: o treino de força acelera o metabolismo, favorecendo a queima de gordura pelo organismo por muito tempo depois da atividade física.

Só temos que tomar cuidado para não exagerar. Se ultrapassamos o que o nosso corpo aguenta, corremos o risco de sofrer os efeitos do overtraining, como queda da imunidade, perda de condicionamento físico, força e resistência! O cansaço em excesso atrapalha a fase de recuperação pós-exercício.

Foco, técnica e alimentação

Muita gente, quando vê os vídeos que publico no Instagram @adrianammiranda, me pergunta por que não treino com mais peso. No passado, já fiz muito isso. Atualmente, porém, procuro preservar minhas articulações e coloco pouco peso, mas capricho na execução e faço muitas repetições. Assim, consigo alcançar meu objetivo que é a definição muscular.

Mas saiba que nem tudo se resume a quantos quilos você levanta. Durante os treinos, outros detalhes podem fazer muita diferença, como a amplitude e a velocidade do movimento. A técnica também é muito importante para atingir toda extensão da fibra muscular. Se a execução for muito rápida, a tensão não é suficiente para ter algum ganho.

Outro ponto importante é a respiração. Não se deve segurar o ar durante o exercício e sim procurar respirar naturalmente.

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Por fim, troque de vez em quando sua rotina de treino, alterando a carga, o número de repetições o tempo de intervalo e/ou os exercício. Isso é importante para manter sua musculatura sempre desafiada. Nosso corpo é tão inteligente que se adapta e, sem novos estímulos, a perda de peso e os ganhos musculares ficam estagnados.

E, é claro, de nada adianta treinar muito, suar a camisa, se não nos alimentarmos de forma adequada. Muita proteína e carboidrato com moderação são essenciais --eu complemento minha dieta com whey protein e BCAA, mas você deve se consultar com uma nutricionista esportiva para saber se isso realmente é necessário. 

Treine de forma intensa, cuide da sua alimentação e descanse. Seu metabolismo ficará afiado, suas articulações ficarão mais lubrificadas e fortes, dores musculares e posturais serão reduzidas e, para finalizar, seu tônus ficará incrível. Os benefícios estarão garantidos e sua forma física será prova disso. Então, que tal experimentar? Eu recomendo! 

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