Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Sinto-me triste todo começo de semana, é normal?

Daniel Navas

Colaboração para o UOL VivaBem

02/07/2019 04h00

Se você se sente triste, mas consegue realizar as suas atividades normalmente, divertir-se nas ocasiões sociais agradáveis, mesmo que fique um pouco melancólico no domingo ou segunda-feira, não há preocupação. Mas pode ser um sinal de que é necessário refletir um pouco sobre o que está fazendo durante a semana. Por exemplo: se você odeia o seu trabalho e se sente mal com isso, pode ter uma tristeza intensa antes de iniciar a semana, pois irá ter que ir a este local e realizar algumas tarefas das quais não quer mais. Por isso, a reflexão será importante para detectar o que está ocorrendo e, depois, pensar em planos de ações para sair deste estado, sem tomar nenhuma decisão precipitada e jogar tudo para longe, mas sim ideias que levem para o caminho que deseja.

Por outro lado, se essa tristeza persiste durante os outros dias da semana e está durando por mais de 15 dias, há perda do interesse em atividades prazerosas, alterações de sono ou apetite, pode ser necessário buscar ajuda médica, pois esses são considerados sinais da depressão. Biologicamente falando, a tristeza comum e aquela vinda da depressão ocorrem por conta de um desbalanço entre os neurotransmissores localizados no cérebro. O que acontece é que na depressão, esse desequilíbrio é muito maior e prolongado.

E para tentar evitar essa tristeza no começo da semana, o ideal é procurar realizar atividades prazerosas nos momentos em que o sentimento tende a aparecer. Por exemplo, o entardecer de domingo pode servir para uma caminhada ou passeio ao ar livre, enquanto a noite é uma ótima pedida para assistir um filme em casa ou no cinema. Quanto à segunda-feira de manhã, uma sugestão é deixar tudo que for necessário arrumado na noite anterior: livros da escola ou faculdade, uniforme do trabalho, roupas e acessórios que serão usados no dia seguinte. Com isso, você ganha tempo para fazer tudo com calma pela manhã, iniciando o dia com tranquilidade, sem precisar agir com pressa, o que pode causar angústia e atrapalhar o planejamento do dia.

Já para o sentimento de tristeza persistente, que dura dias, é necessário buscar ajuda com um médico psiquiatra ou um psicólogo. Somente uma avaliação adequada poderá descartar outras condições clínicas e transtornos psiquiátricos, como ansiedade e transtorno bipolar. O psiquiatra poderá receitar medicamento e fazer um diagnóstico, e o psicólogo irá ajudar a entender e mudar as dinâmicas da vida, vendo novas perspectivas e evoluindo.

Portanto, se você é uma pessoa que costuma sentir-se triste sempre no início da semana, busque se conhecer melhor para entender o que faz isso ocorrer e o que funciona contigo para melhorar. Não existe uma receita mágica que dê certo a todos, mas com certeza alguma coisa ou alguém poderá te ajudar a não ter mais essa sensação semanalmente.

Fontes: Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL, diretor e superintendente técnico da Associação Brasileira de Psiquiatria; Paulo Mattos, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador de neurociências do Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), no Rio de Janeiro; Talita Souza Perboni, neuropisicologa do Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba); Yuri Busin, psicólogo e doutor em neurociência do comportamento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental - Equilíbrio (CASME), em São Paulo.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube