Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Quando devo trocar o anticoncepcional?

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

16/10/2018 04h00

"Uso o mesmo anticoncepcional há muito tempo. Como sei quando é a hora de trocar?"

A hora certa de trocar o anticoncepcional depende dos sintomas que você sente, da sua faixa etária e qual contraceptivo você usa. Normalmente o médico indica a mudança de método quando o uso prolongado leva a alterações na menstruação.

No caso da pílula, a mulher pode se queixar da diminuição da libido, desconforto e enjoos. Já os DIUs de cobre e Mirena e o implante subdérmico podem provocar menstruação irregular e pequenos escapes menstruais até o organismo se adaptar aos dispositivos.

Os escapes, especificamente, acontecem porque o endométrio, que reveste o útero, fica bem fino e não exerce pressão suficiente para que os vasos parem de sangrar. Quando isso corre, o ideal é procurar o ginecologista, fazer exames e, em alguns casos, parar ou trocar o medicamento. 

VEJA TAMBÉM:

No caso de trocas de anticoncepcionais em adolescentes, a troca depende da indicação do método contraceptivo. Por exemplo, a pílula pode funcionar bem para prevenir disfunções hormonais, mas se a prioridade é não engravidar, os indicados são o DIU Mirena e implante subdérmicos, que são de longa duração e oferecem menor risco de gravidez indesejada.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

UOL VIVABEM  NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - Youtube