Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Creme dental de carvão deixa os dentes brancos? Tem algum perigo?

Não tem problema usar pasta de dente com carvão no dia a dia, mas não há provas de que ela clareia o sorriso - iStock
Não tem problema usar pasta de dente com carvão no dia a dia, mas não há provas de que ela clareia o sorriso Imagem: iStock

Marcia Di Domenico

Colaboração para o UOL VivaBem

28/09/2018 04h00

Ao navegar pela internet, não é difícil esbarrar com a proposta inusitada: gente escovando os dentes com uma pasta de dente preta, à base de carvão ativado. Mas não vai deixar a boca escura? Não, o prometido é justamente o contrário: clarear o sorriso. 

Antes de mais nada, vale saber que o carvão ativado não é aquele que vai à churrasqueira, embora se trate do mesmo material, de origem vegetal. Também não dá para improvisar a fabricação dele em casa. De acordo com a definição da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, o carvão ativado é obtido a partir de um processo industrial de aquecimento do carvão convencional para uso exclusivamente na medicina.

O resultado é um pó com partículas altamente porosas e capazes de reter em seu interior substâncias químicas, gases e toxinas em um processo chamado de adsorção --com "d" mesmo. Nos hospitais, é utilizado para tratar casos de envenenamento, isolando o agente tóxico e impedindo que seja absorvido pelo organismo. O carvão ativado também está no sistema de filtragem dos purificadores de água domésticos, onde é responsável por reter impurezas

VEJA TAMBÉM

Desde que os itens de higiene bucal formulados com o ingrediente começaram a aparecer nas prateleiras físicas e online --é possível encontrar escova e pó para escovação, além de creme dental --, vêm dividindo os especialistas quanto à segurança e a vantagem de usá-los com a expectativa de branqueamento dos dentes.

Uma revisão de mais de cem artigos acerca da eficiência e segurança dos cremes dentais com carvão na fórmula, publicada em 2017 no Journal of the American Dental Association, concluiu que não há evidências suficientes de que o uso desses produtos seja vantajoso para a higiene bucal ou o clareamento dos dentes, mesmo que superficial.

"Mas o produto pode ser uma boa opção para manutenção do resultado de clareamentos realizados no consultório, em substituição à pasta de dente comum", sugere Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista membro da International Association for Dental Research (IADR). "Nesse caso, a escovação com o produto com carvão vai ajudar a remover manchas superficiais --por resíduos de alimentos e bebidas como café e vinho -- e retardar um novo escurecimento. No entanto, não vai atuar na pigmentação intrínseca --que está na estrutura interna -- do dente."        

A professora da Faculdade de Odontologia da USP (Universidade de São Paulo) Ana Cecilia Corrêa Aranha diz não ter problema em usar essas pastas no dia a dia, desde que sem expectativa de clareamento e apenas quando a versão utilizada contiver flúor. O mineral é essencial para combater cáries, mas não aparece na fórmula de alguns cremes dentais com carvão, principalmente de marcas com proposta natural ou orgânica. Aranha acrescenta que o poder de limpeza e clareamento que muita gente credita ao carvão, na verdade, se dá por uma ilusão de ótica.

Muitos desses produtos têm partículas azuladas na fórmula, que dão a impressão de um sorriso iluminado diante da exposição à luz, mas não há um clareamento 'real' Ana Cecilia Corrêa Aranha, professora da Faculdade de Odontologia da USP

Atenção às receitas caseiras

Bicarbonato de sódio, óleo de coco, pó de juá, de cúrcuma... De tempos em tempos um novo item sai da despensa para ser alardeado como alternativa mais saudável aos produtos de higiene bucal comuns. Mas é bom ficar esperto, afinal, não há nada cientificamente comprovado sobre o poder dessas substâncias para limpeza ou clareamento dos dentes.

Grande parte desses produtos não só não protegem os dentes --por não conter flúor --, como podem deixar a pessoa mais exposta à placa bacteriana e cárie. "Fazer bochechos ou a escovação com esses ingredientes desequilibra a microbiota bucal e aumenta o risco de proliferação de bactérias nocivas, além de enfraquecer o esmalte", explica o cirurgião-dentista Marcelo Kyrillos, sócio da Clínica Made Me A, do Grupo Ateliê Oral.

O especialista condena a escovação com ativos em pó --normalmente colocados direto na escova molhada --, assim como com pastas à base de carvão. "Se usados com frequência, esses produtos desgastam o esmalte (que funciona como proteção do dente) e podem causar hipersensibilidade e deixar o sorriso amarelado", finaliza. 

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook -Instagram - YouTube