Topo

Tudo sobre Câncer

Sintomas e tratamentos da doença


8 entre 10 pessoas não sabem que têm genes de risco para câncer

Ridofranz/IStock
Imagem: Ridofranz/IStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

26/09/2018 11h03

Mesmo com visitas frequentes a hospitais e contato com profissionais de saúde, 80% das pessoas que carregam um risco genético identificável de alguns tipos de câncer como o câncer de mama, ovário, próstata e pâncreas não sabem disso, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Yale que analisou a triagem genômica de mais de 50 mil cidadãos.

Os participantes da análise tinham, em média, 60 anos. Entre eles, 277 possuíam uma variante de risco para BRCA, no entanto apenas 18% deles sabiam que possuíam este fator de risco para câncer antes de serem informados pelo estudo.

VEJA TAMBÉM:

Entre o grupo com a variante, 16,8% dos participantes já tinham um câncer.

De acordo com a pesquisa, que foi publicada no periódico JAMA Network Open, a maioria das pessoas só descobre que elas carregam variantes associadas ao câncer nos genes BRCA1 ou BRCA2 quando ela mesma ou membros da família recebem um diagnóstico de câncer.

"Como um colega disse, geralmente é preciso uma tragédia para as pessoas fazerem o teste", disse Michael Murray, principal autor do estudo.

De acordo com o pesquisador, usar o histórico familiar ou pessoal como fatores de risco para incentivar que os pacientes façam exames não está funcionando. "Espero que, um dia, possamos mudar isso com uma triagem eficaz baseada em DNA para todos."

"Uma vez identificado o risco, podemos aplicar ferramentas comprovadamente eficazes para diagnóstico e prevenção precoces, e acreditamos que o conhecimento dos genes por meio da abordagem de triagem genômica é uma oportunidade de diminuir a incidência da doença e as mortes", conclui Murray.

UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube