Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Miguel Falabella toma caldo de rã para melhorar a imunidade; ajuda mesmo?

A prática se tornou comum na vida do ator há 40 anos - Instagram
A prática se tornou comum na vida do ator há 40 anos Imagem: Instagram

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

14/09/2018 09h10

Em entrevista ao programa Amaury Junior, o ator e diretor Miguel Falabella, 61 anos, revelou que consome caldo de rã há mais de 40 anos para manter a saúde em dia.

De acordo com o artista, a rotina já se tornou um ritual. "Compro a rã, fervo, coo o caldo e coloco na geladeira. De manhã, esquento uma xícara e tomo em jejum", disse. 

VEJA TAMBÉM:

Somente o líquido não tem quantidades significativas de proteína --que está na carne do animal -- e, por isso, é pobre em aminoácidos. Não dá para garantir que o pouco nutriente ingerido vai ser usado pelo organismo para o sistema imunológico, como explica Bruno Bueno, nutrólogo e médico do esporte pela Faculdade Universidade Metropolitana de Santos e da Santa Casa Misericórdia de Santos.

Carne de rã é boa?

Como qualquer carne, a rã é rica em aminoácidos e auxilia no combate aos antígenos --substâncias estranhas ao organismoPorém, ela sozinha não é suficiente para curar doenças.

"Muitos especialistas recomendam esse tipo de carne porque ela é magra e tem menos gordura que a carne bovina, por exemplo, mas não existe nenhum estudo comprovado que o caldo, a sopa ou prato trabalhem sozinhos na imunidade", explica.

Bueno ressalta que, mais do que qualquer benefício relacionado à imunidade, a proteína ajuda na construção muscular e na manutenção de um baixo teor de gordura corporal.

UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube