Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Não abra mão das férias; dar um tempo no trabalho prolonga a vida

Os homens que tiraram três semanas ou menos de férias anuais tiveram uma chance 37% maior de morrer - iStock
Os homens que tiraram três semanas ou menos de férias anuais tiveram uma chance 37% maior de morrer Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

28/08/2018 09h15

Não é de hoje que sabemos que tirar férias melhora nosso humor, aumenta a produtividade e, em alguns casos, previne até doenças. E a conclusão foi confirmada recentemente por pesquisadores da Universidade de Helsinque, na Finlândia, e publicada no periódico Journal of Nutrition, Health & Aging.

Durante cinco anos, os cientistas analisaram mais de mil homens e dividiram eles em dois grupos: controle e intervenção.

Veja também:

O grupo de intervenção recebeu conselhos orais e escritos a cada quatro meses para fazer atividade física aeróbica, comer uma dieta saudável, atingir um peso saudável e parar de fumar. Os voluntários do grupo de controle receberam cuidados de saúde habituais e não foram vistos pelos investigadores.

Ao analisar os resultados, os autores descobriram que férias mais curtas foram associadas ao excesso de mortes no grupo de intervenção. Nesse grupo, os homens que tiraram três semanas ou menos de férias anuais tiveram uma chance 37% maior de morrer. 

"Os danos causados pelo regime de estilo de vida intensivo concentraram-se em um subgrupo de homens com férias anuais mais curtas. Não pense que ter um estilo de vida saudável pode compensar o trabalho pesado e não tirar férias", disse Timo Strandberg, um dos autores do estudo. "As férias podem ser uma boa maneira de aliviar o estresse.”

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube