Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Minha anemia pode virar leucemia?

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

07/08/2018 04h00

"Eu já ouvi pessoas dizendo que a anemia pode causar leucemia. É verdade?"

Não, a anemia não causa uma leucemia, mas os dois problemas têm sim uma relação. A leucemia é um tipo e câncer dos tecidos formadores de sangue, incluindo a medula óssea. É na medula que são produzidas as hemácias, os leucócitos e as plaquetas. Mas se uma célula maligna se infiltra e começa a se multiplicar, os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas começam a ser prejudicados. A proliferação de células-tronco anormais na medula faz com que todas as outras saudáveis deixem de ser fabricadas em número adequado.

Veja também:

Como os glóbulos vermelhos não são produzidos em uma quantidade suficiente, a anemia é causada. A falta de hemácias reduz o fluxo de oxigênio para os órgãos, fazendo com que o paciente sinta fadiga, falta de ar, vertigem, tonturas, batimento cardíaco acelerado ou fique pálido. A falta de leucócitos também prejudica o sistema de defesa do corpo e a baixa produção de plaquetas aumenta o número de hemorragias - sintomas comuns da leucemia, assim como manchas roxas pelo corpo, febre prolongada, dor óssea ou nas articulações.

Portanto, não, a anemia não causa leucemia, mas é uma manifestação importante da existência do câncer. Por esse motivo, toda anemia precisa ter a sua causa investigada. Não basta comprar pílulas de suplemento de ferro ou comer mais alimentos ricos nesse mineral. A investigação da causa é essencial, uma vez que ela pode ser uma doença grave.

Fontes: Teresa Fonseca, oncologista e presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE); Angelo Maiolino, hematologista e diretor de comunicação da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube