Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Implantar LEDs no intestino pode melhorar sintomas de prisão de ventre

Instestino preso é um dos sintomas da constipação - iStock
Instestino preso é um dos sintomas da constipação Imagem: iStock

Do VivaBem, São Paulo

22/05/2018 13h25

Prisão de ventre, dificuldade para ir ao banheiro e, em alguns casos, dor ao evacuar. Estes são os sintomas causados pela constipação. Para tentar acabar com o problema, cientistas da Universidade de Flinders, na Austrália, criaram uma tecnologia que utiliza sinais luminosos para ajudar pacientes que sofrem com o problema.

A técnica, demonstrada em camundongos, faz com que as células nervosas das paredes intestinais respondam a luzes emitidas por LEDs minúsculos implantados no intestino. Ao receberem o sinal luminoso, os neurônios da região estimulam os músculos a trabalhar, acabando com a constipação sem muitos dos efeitos colaterais apresentados em tratamentos atuais. A ideia de ter fontes de luz inseridas retalmente parece drástica, mas pode ser uma esperança para pacientes que sofrem com o incômodo. 

Leia também:

A perda de neurônios é uma das razões pelas quais os músculos que rodeiam o intestino podem deixar de funcionar bem. "Um humano de 65 anos tem cerca de metade dos neurônios em seus intestinos do que uma pessoa de 35", diz Nick Spencer, autor do estudo. Quando o exercício e a dieta falham, os tratamentos com medicamentos podem ter efeitos colaterais quase tão ruins quanto a condição em si. 

Resultados

Após os primeiros testes em ratos, os cientistas tiveram respostas satisfatórias. Ao utilizar LEDs azuis implantados para induzir o movimento das fezes por meio do intestino, houve um aumento de 75% das fezes num intervalo de 15 minutos.

O trabalho se concentrou no intestino porque, segundo Spencer, ele é o único órgão interno além do cérebro e da medula espinhal, com um sistema nervoso independente.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube