Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Um colega chato de trabalho pode arruinar seu sono; mas é fácil evitar isso

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

25/04/2018 11h53

Você tem que lidar com aquele colega de trabalho chato? Uma nova pesquisa publicada no periódico Journal of Occupational  Health  Psychology mostrou que abuso verbal e outras experiências negativas no ambiente de trabalho podem causar insônia ou fazer você acordar múltiplas vezes durante a noite, o que reduz a qualidade do sono. A boa notícia é que dá para resolver o problema de forma bem simples: realizar alguma atividade divertida e relaxante após o expediente pode reverter os sintomas do estresse.

Para chegarem a essa conclusão, os cientistas pediram para que 699 pessoas empregadas avaliassem o quão agressivo era o seu comportamento ao saírem do escritório, assim como os sintomas de insônia. Além disso, os voluntários também informaram se conseguiam esquecer o trabalho ao chegarem em casa e relaxarem.

Leia também:

Os resultados mostraram que incidentes de grosseria dos supervisores e de colegas de trabalho tiveram um impacto negativo no sono dos participantes. Entretanto, quem conseguiu esquecer os problemas do escritório fazendo ioga, caminhando ou até escutando música não sofreu tantos prejuízos na noite de descanso. A ideia é que ter um tempo para você mesmo após um dia ruim pode ajudar a aliviar o estresse.

Os pesquisadores observam que a pesquisa só analisou um determinado momento do dia e não observou todos os fatores que podem afetar negativamente o sono. No entanto, eles estão confiantes de que a associação entre ambiente de trabalho e qualidade de descanso é digna de mais estudos.

Dormir bem é importante para a nossa saúde em geral, aumenta a produtividade no trabalho e pode até fazer com que aquele colega "mala" seja um pouco mais civilizado --e bem-humorado -- no escritório.

"A qualidade do sono é crucial, porque ele desempenha um papel importante na forma como os funcionários executam e se comportam no trabalho", diz Caitlin Demsky, psicóloga e autora do estudo. "No mundo profissional competitivo e ágil, é importante que os trabalhadores estejam em melhores condições para ter sucesso, e dormir bem é a chave para isso."

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube