Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Congelar o "nervo da fome" reduz o apetite e pode ajudar a emagrecer

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

21/03/2018 18h37

Pesquisadores da Universidade de Emory (EUA) reduziram o apetite de pacientes obesos ao “congelar” o nervo que dá sinais ao corpo de que estamos com fome.

O novo tratamento experimental foi apresentado no congresso da Sociedade de Radiologia Intervencionista e 100% dos pacientes sentiram menos fome e não tiveram efeitos colaterais adversos. Segundo os pesquisadores, a maioria emagreceu ao longo dos 90 dias em que foram analisados.

Veja também:

David Prologo, principal autor do estudo, explica que um sinal --na forma de um pequeno impulso elétrico -- sobe do estômago para o cérebro ao longo do nervo vago, criando a sensação de fome. As pessoas com sobrepeso ou obesidade, que costumam sentir fome mesmo depois de ingerirem muitas calorias, têm esse sinal em excesso.

Um segundo sinal corre na direção oposta ao longo do nervo vago --do cérebro ao estômago -- e dá o comando para que a comida se mova através do sistema digestivo.

Para facilitar o emagrecimento, Prologo e sua equipe usaram a tomografia computadorizada para encontrar um tronco do nervo vago dos 10 participantes do estudo. 

Eles, então, anestesiaram a área e inseriram gás de argônio gelado em um segmento do nervo vago. O procedimento leva cerca de 25 minutos e é praticamente indolor.

Prologo explica que eles congelaram apenas metade dos canais disponíveis para o sinal, para que os pacientes não corressem o risco de perder o apetite completamente.

Quando os pesquisadores foram analisar a fome dos participantes depois de 30, 60 e 90 dias, todos relataram sentir menos apetite. Após 90 dias do procedimento, todos, exceto um paciente, perderam um pouco de peso.

Os efeitos das ablações nervosas geralmente duram entre nove e 12 meses, o que Prologo acredita ser tempo suficiente para que as pessoas incorporem novos hábitos saudáveis na rotina.

A esperança dos pesquisadores é que, depois que o nervo recuperar a funcionalidade completa, ele mude seu padrão.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook | Instagram | YouTube