Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Espirro e tosse não passam gripe, mas respiração, sim

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

19/01/2018 10h26

Não é só com espirros e tosses ao seu redor que você deve se preocupar, para não pegar gripe. De acordo com um novo estudo, publicado na quinta-feira (18) na revista científica PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), o vírus da doença também pode ser transmitido por meio da expiração.

Até então, a importância da transmissão aérea não era clara, devido à falta de estudos sobre a quantidade e a infecciosidade na respiração exalada. Entretanto, Donald Milton e sua equipe analisaram a atuação do vírus em 142 pessoas. Os participantes forneceram amostras de respiração expirada, tosse espontânea e espirros no primeiro, segundo e terceiro dias após o início dos sintomas.

Leia também:

Como resultado, os autores encontraram vírus infecciosos em 39% das amostras de partículas provenientes da respiração. Segundo os pesquisadores, isso mostra que uma fração significativa de casos de gripe espalhou vírus infeccioso em partículas pequenas o suficiente para permanecer suspensas no ar e apresentar um risco de transmissão.

espirro - iStock - iStock
Nada de tosse ou espirro: na maioria das vezes, o vírus da gripe é transmitido pela respiração
Imagem: iStock

Surpreendentemente, as tosses observadas foram fracamente relacionadas à maior transmissão de vírus. Além disso, os espirros não foram associados a maiores riscos de transmissão.

De acordo com os cientistas, os resultados sugerem que espirros e tosse não são necessários para a geração de partículas aéreas infecciosas. As conclusões ainda podem ser utilizadas para melhorar os modelos matemáticos do risco de transmissão da gripe no ar e melhorar as intervenções de saúde pública.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy