Topo

Longevidade

Práticas e atitudes para uma vida longa e saudável


Vacinação anual contra gripe reduz risco de idoso contrair vírus mais forte

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

08/01/2018 10h40

Idosos que se vacinam contra a gripe todo ano têm menos chances de serem atingidos por vírus mais severos, segundo um novo estudo publicado no periódico Canadian Medical Association Journal.

Os pesquisadores analisaram os efeitos de vacinas contra a gripe em pessoas com 65 anos ou mais que foram internadas em hospitais espanhóis entre 2013 e 2015. O intuito era determinar se a vacinação repetida reduzia a frequência de gripes fortes.

Leia mais:

gripe; idoso - iStock - iStock
Segundo especialistas, é muito importante tomar a vacina anualmente
Imagem: iStock

Após a avaliação, os cientistas descobriram que a imunização anual era duas vezes mais efetiva em prevenir ataques mais fortes dos vírus. “As vacinações repetidas foram altamente efetivas na prevenção de infecções severas e até fatais causadas pelo vírus da gripe em idosos”, escreveram Itziar Casado e Jusús Castilla, autores do estudo.

De acordo com os cientistas, a eficácia da vacinação contra a gripe severa pode ser maior do que a dos casos leves. A infecção fatal causada pela doença foi observada principalmente em pacientes que foram vacinados em períodos mais longos de tempo, o que reforça a recomendação de vacinação anual para a gripe em adultos mais velhos.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy