Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Hérnia de disco: entenda o que é e como identificar o problema

A hérnia de disco ocorre quando a "borracha" (em azul) entre as vértebras vai além das bordas delas - iStock
A hérnia de disco ocorre quando a "borracha" (em azul) entre as vértebras vai além das bordas delas Imagem: iStock

Colunista do UOL

29/08/2018 04h00

Quando o assunto é dor nas costas, um dos pontos que mais assusta as pessoas é a hérnia de disco. Mas, afinal de contas, o que é o problema? Ele realmente deve ser tão temido?

A North American Spine Society define hérnia de disco como a saída de qualquer parte do conteúdo do disco intervertebral para fora de seu lugar "normal". Poxa, mas o que isso tudo significa?

Entre as vértebras da coluna temos uma "borracha" que ajuda no amortecimento dos movimentos e dá mais espaço entre elas --para permitir que nervos e vasos sanguíneos possam sair da coluna para as outras regiões do corpo. O disco é essa borracha (na foto acima, em azul). 

A posição normal do disco é a borda do corpo da vértebra. Quando a "borracha" vai além dessa borda, temos a herniação do disco (em vermelho).

Veja também:

As protrusões e extrusões

Esses são os dois tipos principais de hérnia de disco. As protrusões são hérnias mais curtas; enquanto as extrusões são mais compridas do que largas.

E os abaulamentos?

Os abaulamentos são o deslocamento do disco de forma generalizada. Eles não são considerados uma hérnia de disco e nem fonte de dor. A razão para isso é que os abaulamentos dificilmente comprimem outras estruturas, pois não se afastam muito do disco.

Devemos temer a hérnia?

As hérnias de disco podem promover dor. Mas isso, via de regra, acontece somente quando a herniação comprime os nervos que saem da coluna. Ainda assim, não é qualquer compressão que vai gerar dor. A tendência é haver dor somente quando houver uma compressão importante.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico é confirmado quando os sintomas do paciente, como uma dor que irradia para baixo do joelho, se relacionam ao segmento vertebral que está sendo comprimido, o que é observado por meio de um exame de imagem como a ressonância magnética.

Porém, vale salientar que, na maior parte das vezes, fazer o exame de imagem é desnecessário para o tratamento ou a melhora dos sintomas.

Toda dor nas costas é devido à hérnia? 

Esse é outro mito. Na maior parte das vezes não se pode relacionar uma dor de coluna à hérnia de disco ou qualquer outra estrutura. Como dissemos, somente quando há uma compressão dos nervos --devido à hérnia de disco -- observada no exame de imagem e com os sintomas dessa compressão é que podemos, de fato, dizer que a dor está vindo dela.

Ter hérnias de disco não implica em ter dor. E ter dor e ter uma hérnia não significa que ela seja a causa da dor.

Referências
1. Fardon DF, Williams AL, Dohring EJ, Murtagh FR, Gabriel Rothman SL, Sze GK. Lumbar disc nomenclature: version 2.0. The Spine Journal. 2014 Nov;14(11):2525?45. 
2. Chou R, Qaseem A, Snow V, Casey D, Cross JT, Shekelle P, et al. Diagnosis and treatment of low back pain: a joint clinical practice guideline from the American College of Physicians and the American Pain Society. Ann Intern Med. 2007 Oct 2;147(7):478?91. 

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook  Instagram  Youtube