Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Você quase desmaia quando se levanta rápido? Estudo diz como se prevenir

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

22/07/2019 17h16

Se sua visão escurece e você perde a força quando se levanta rápido, talvez seja melhor investir em exercícios físicos e uma boa hidratação. Pelo menos é o que resultados de um estudo feito com astronautas dizem.

Publicada no periódico Circulation na sexta-feira (19), a pesquisa decidiu examinar, pela primeira vez, uma condição chamada intolerância ortostática em pessoas que ficaram um bom tempo no espaço e voltaram à Terra.

Geralmente, os astronautas que retornam à Terra demonstram reduzida tolerância ortostática quando são avaliados em uma mesa de inclinação ou em pé, quietos. O estudo, entretanto, revelou que alguns cuidados, como exercícios durante o voo espacial, seguido de injeções salinas após o pouso, evitaram o problema em um grupo de pessoas.

Os resultados, de acordo com os cientistas, podem ser usados para prevenção do problema em pessoas que sofrem com a condição com frequência.

O que é essa condição?

Mais comum em mulheres com até 35 anos, a intolerância ortostática causa esses "apagões" quando a pessoa se levanta rápido. Indivíduos que sofrem dessa condição têm um aumento exagerado da frequência cardíaca quando ficam em pé, fazendo com que o sistema cardiovascular necessite de trabalho suplementar para manter a pressão arterial e o fluxo cerebral adequados e constantes.

Ou melhor, na tentativa de compensar o efeito da gravidade na distribuição do volume sanguíneo, há uma flutuação da frequência cardíaca e da pressão arterial, causando visão turva, tremor, fadiga excessiva, fraqueza, tontura e intolerância ao esforço entre outros sintomas.

Como o estudo foi feito

  • Os pesquisadores usaram um pequeno medidor de pressão arterial no dedo de cada astronauta, para medir a pressão arterial e as batidas do coração.
  • Essas medidas foram realizadas durante vários períodos de 24 horas antes, durante e após seis meses de voos espaciais. Doze astronautas estavam envolvidos, oito homens e quatro mulheres.
  • Quem fez uma hora ou mais de exercício diário preveniu a perda de músculo cardíaco e, quando esses treinos foram combinados com o recebimento de hidratação, a condição foi totalmente evitada.
  • "Esperávamos ver até dois terços da equipe espacial desmaiar. Em vez disso, ninguém desmaiou", disse o cardiologista Benjamin Levine, que liderou o estudo.