Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Atingiu um objetivo e agora se sente vazio? Existe uma explicação

"Falácia da chegada" é o termo usado para explicar a quebra da expectativa de plenitude após uma grande conquista - iStock
"Falácia da chegada" é o termo usado para explicar a quebra da expectativa de plenitude após uma grande conquista Imagem: iStock

Silvio Crespo

Colaboração para o UOL VivaBem

17/07/2019 04h00

Você já sentiu um vazio depois atingir um objetivo como comprar um carro que queria muito, terminar um mestrado ou encerrar um projeto importante? Esse vazio é algo normal e pode ter diversas causas.

Se a pessoa coloca muita expectativa em um objetivo, de forma desproporcional ao que essa conquista representa, ela pode se frustrar, de acordo com Helio Deliberador, professor de psicologia social da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). "Se o processo [para atingir o objetivo] foi bastante exigente e estressante, algumas pessoas podem expressar um certo vazio, até que se refaça do estresse passado e encontre a satisfação por novos projetos", explica o especialista.

O vazio momentâneo pós-conquista, diz o professor, também pode fazer a pessoa voltar sua atenção para problemas anteriores que não estavam resolvidos --e que foram deixados de lado enquanto o indivíduo estava focado em atingir seu objetivo.

3 fatores agravam a sensação de vazio

Ainda que esse sofrimento muitas vezes seja leve, em alguns casos pode ser agravado quando a pessoa:

  • Deposita muita energia na busca pelo seu objetivo;
  • Priva-se de elementos importantes da sua vida durante o processo (por exemplo, fica longe da família e amigos, abre mão de diversos prazeres etc);
  • Não reflete sobre as perdas que terá após atingir o objetivo (por exemplo, um youtuber, ao atingir o sucesso, pode perder a sua privacidade e o seu anonimato para sempre).

"Isso acontece muito com atletas. Eles investem uma energia enorme no processo, privam-se de várias coisas na vida social e na alimentação, e quando finalmente atingem o patamar desejado falam: 'Hmm.. é isso? E agora, o que eu faço? Será que dá para recuperar o que eu perdi nesse processo?'", explica o psicólogo Marcos Lanner de Moura, especializado em orientação vocacional e doutorando em psicologia social pela USP (Universidade de São Paulo).

Outro elemento que pode agravar o luto pós-conquista é a cobrança. "A pessoa pode ficar se cobrando para conseguir a mesma performance no seu passo seguinte", gerando tensão e ansiedade. O psicólogo acrescenta que, quando a pessoa ganha admiradores devido às suas conquistas, ela pode se sentir vigiada e pressionada por eles, como se tivesse a obrigação de não decepcioná-los nos próximos projetos.

E aí, o que fazer?

Por isso, ao estabelecer um objetivo, é bom fazer alguns questionamentos:

O objetivo é mesmo tão importante quanto parece?
Muitas vezes, diz Deliberador, a pessoa coloca muita expectativa em um objetivo externo e material e esquece de olhar aquilo que não está bom dentro dela. Com isso, o sujeito confunde suas necessidades e acaba se dedicando a uma busca que não é tão importante quanto ele imaginava.

Ao que você está renunciando para atingir o que deseja?
Às vezes, a pessoa está tão focada em atingir seu objetivo que não percebe que está abrindo mão de outras coisas que também são importantes, como "a vivência social, a pertença familiar, as amizades e outras realizações", explica o professor da PUC-SP.

O que você perde com isso?
Atingir um objetivo pode trazer ganhos, mas também perdas. Em alguns casos, atingir o sucesso pode levar a uma redução da privacidade, por exemplo, comenta Moura. A pessoa que tem consciência disso já na fase de busca tende a estar mais preparada para o momento da perda.

Você está se isolando ao perseguir seu objetivo?
"Geralmente, quando a pessoa está em uma busca intensa, ela se isola. Ela pode ter vários fãs, mas nenhuma relação real com eles", afirma o orientador profissional. Muitas vezes, é somente depois de atingido o objetivo que o sujeito percebe o quanto está só. Nesses casos, ele precisa "se reconstruir na trama social", dando atenção para suas amizades, relações familiares e laços de pertencimento a grupos.

Muitas vezes, buscar orientação profissional é de uma alternativa. Quando o objetivo é no âmbito de trabalho, receber uma orientação de um especialista pode ajudar a lidar com o caso. Deliberador observa que o vazio pós-conquista é muito comum após a conclusão de um mestrado ou doutorado. "Esse tipo de mudança pode dar um vazio enorme", acrescenta Moura.