Topo

O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável


O poder dos alimentos

Vai beber? Veja 7 alimentos para consumir antes e evitar problemas

iStock
Imagem: iStock

Samantha Cerquetani

Colaboração para o UOL VivaBem

12/07/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Consumir bebidas alcoólicas de estômago vazio aumenta os efeitos negativos do álcool no organismo
  • Alimentos como ovos, salmão e banana são indicados para serem consumidos antes dos drinques
  • Já o chocolate, o café e os salgadinhos industrializados devem ser evitados, pois aumentam o mal-estar e a desidratação do corpo

Não é segredo para ninguém que consumir bebidas alcoólicas de estômago vazio pode fazer mal e intensificar os efeitos colaterais dos drinques no dia seguinte. Por isso, se alimentar adequadamente antes de consumir álcool é muito importante para conseguir ficar bem e diminuir os sintomas da famosa ressaca, como dores de cabeça e estômago, enjoos e falta de apetite.

As bebidas alcoólicas são absorvidas pelo intestino delgado e passam mais rapidamente para a corrente sanguínea quando a pessoa passou muito tempo sem se alimentar. Mas, com a escolha dos alimentos corretos, o álcool é absorvido lentamente, uma vez que o esvaziamento gástrico demora mais. Dessa forma, ele se torna menos tóxico para o organismo.

O melhor é claro é não consumir as bebidas alcoólicas em grandes quantidades e com frequência. Mas, se decidiu beber, é importante saber quais alimentos podem evitar o mal-estar e proteger o organismo contra os efeitos nocivos do álcool.

A lista foi elaborada por Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), Cristiane Zago Zácari, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário FMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas), Neusa Unger, nutricionista do Hospital Sepaco e Débora Palos, nutricionista especializada em nutrição clínica funcional.

Coloque no prato

Ovo - iStock - iStock
Imagem: iStock

Ovo
Consumir um ovo antes de ingerir bebidas alcoólicas pode contribuir para evitar os sintomas da ressaca. Isso ocorre porque o alimento contém uma substância que auxilia o organismo a reverter à intoxicação causada pelo álcool. Sabe-se que as bebidas alcoólicas diminuem as reservas de glutationa do corpo, que é uma molécula fundamental para a desintoxicação do fígado. Por isso, fazer refeições que incluam ovos antes de beber ajuda a retardar a absorção do álcool. Evite os ovos fritos e consuma na versão cozida, que é a mais saudável.

Banana - iStock - iStock
Imagem: iStock

Banana
Entre uma taça e outra, o potássio é um dos nutrientes que mais são eliminados pelo organismo e a falta dele pode causar alguns problemas no sistema nervoso e muscular. As bananas são ricas em potássio e reabastecem as reservas do corpo, pois ajudam a diminuir a perda de grandes quantidades de água do organismo --o que acontece ao consumir as bebidas alcoólicas. E por ter bastante água em sua composição, a fruta mantém o corpo hidratado.

Abacate - iStock - iStock
Imagem: iStock

Abacate
Optar pela fruta antes de alguns drinques pode ajudar a elevar os níveis de potássio no organismo e impedir a desidratação. Além disso, o abacate possui alguns compostos que protegem contra lesões no fígado, uma vez que o órgão pode ser prejudicado com o consumo de álcool em excesso. E o abacate é uma fonte de gordura boa para o corpo humano. Sendo assim, o consumo da fruta antes das bebidas retarda a absorção de álcool na corrente sanguínea. Consuma na forma de vitamina com leite, in natura ou prepare uma guacamole para comer com torradas.

Salmão - iStock - iStock
Imagem: iStock

Salmão
O peixe é rico em alfa-cetoglutarato, uma enzima que também pode ajudar a minimizar os sintomas da ressaca. Por possuir ômega-3 e ser fonte de vitaminas do complexo B, o salmão ajuda a reduzir a inflamação no cérebro causada pelo consumo em excesso de bebidas alcoólicas. Além disso, favorece uma boa irrigação sanguínea dos tecidos, fornece oxigênio e elimina as toxinas do corpo.

Frutas vermelhas - iStock - iStock
Imagem: iStock

Frutas vermelhas
Consumir morangos, amoras ou mirtilos antes das bebidas alcoólicas ajuda a manter o corpo hidratado e minimiza os efeitos do álcool. Esses alimentos fazem parte do grupo de frutas vermelhas, que são ricas em água. Além disso, possuem antioxidantes eficazes contra os danos causados nas células pelo álcool ingerido. Invista em smoothies ou saladas de frutas.

Quinoa - iStock - iStock
Imagem: iStock

Quinoa
O grão possui magnésio e potássio, que são nutrientes que diminuem os danos causados pelo álcool. Além disso, quinoa contém antioxidantes que protegem o organismo contra os radicais livres que surgem com o excesso de bebidas alcoólicas. Por isso, antes de beber, aposte no alimento em sopas ou saladas.

Batata doce - iStock - iStock
Imagem: iStock

Batata-doce
As batatas-doces são fontes de carboidratos complexos e potássio, o que ajuda a equilibrar o organismo e reduzir os efeitos do álcool. As vitaminas A, B e C, presentes no alimento, têm propriedades antioxidantes que ajudam no combate contra os danos causados por radicais livres estimulados pelas bebidas alcoólicas. Por ser uma fonte de rápida de energia, ajuda a diminuir as chances de hipoglicemia durante o consumo das bebidas com álcool.

Melhor evitar

Café P&B - iStock - iStock
Imagem: iStock

Café
O consumo de café antes das bebidas alcoólicas pode ser perigoso. A bebida cafeinada é um estimulante que pode disfarçar os efeitos do álcool no organismo. Sendo assim, essa combinação de álcool com café aumenta o risco de intoxicação e até de morte por excesso de álcool, uma vez que a pessoa perde a noção do quanto já bebeu. Além disso, o café tem ação diurética e desidrata ainda mais o corpo. Por isso, quando for tomar alguns drinques evite o café para evitar problemas de saúde e excessos do álcool.

Chocolate p&b - iStock - iStock
Imagem: iStock

Chocolate
Apesar de saboroso, o chocolate é um alimento que pode favorecer o refluxo, que é o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago. Tanto as bebidas alcoólicas quanto os chocolates causam o problema de saúde. Por isso, é importante evitar o alimento antes de beber para não ter esse desconforto.

Batata chips P&B - iStock - iStock
Imagem: iStock

Salgadinhos industrializados
Esses alimentos são práticos e bastantes saborosos. Mas os salgadinhos industrializados possuem muito sódio. Por isso, contribuem para aumentar a desidratação do corpo. Além disso, eles possuem corantes, o que favorece ainda mais a intoxicação do corpo. Se decidiu beber, passe longe dos salgadinhos.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

O poder dos alimentos