Topo

Dieta cetogênica melhora memória em adultos, diz estudo

iStock
Imagem: iStock

Do Uol VivaBem,e m São Paulo

09/07/2019 13h19

Não é de hoje que sabemos que a dieta cetogênica pode trazer diversos benefícios à saúde. Esse tipo de cardápio é constituído com com poucas calorias, em média 600 por dia, e rica em proteína e gorduras boas.

Agora, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, descobriram que consumir esse tipo de cardápio pode melhor a memória em adultos mais velhos que possuem um comprometimento cognitivo leve. A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Alzheimer's Disease.

Como o estudo foi feito

O estudo foi feito com recrutaram 27 participantes durante 12 semanas que tinham em média 71 anos de idade e realizaram um ensaio clínico randomizado.

Resultados

Os pesquisadores observam que, normalmente, o cérebro usa a glicose produzida a partir da quebra dos carboidratos como principal combustível. Porém, para pessoas com Alzheimer em estágio inicial, a capacidade de metabolizar a glicose é deficiente e ela torna-se ineficiente como fonte primária de energia.

Segundo os autores, as primeiras primeiras descobertas sugerem que mudando as dietas de indivíduos que têm Alzheimer para uma dieta cetogênica rica em gorduras e baixa em açúcares ou amidos, o cérebro e o corpo começam a usar cetonas - produzidas durante a metabolização da gordura - como uma alternativa fonte de energia.

"Se pudermos confirmar essas descobertas preliminares, usar mudanças na dieta para mitigar a perda cognitiva na demência em estágio inicial seria um verdadeiro fator de mudança. É algo que mais de 400 drogas experimentais não conseguiram fazer em ensaios clínicos", disse Jason Brandt, um dos autores do estudo.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube