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Molhos de salada não são sempre cilada: veja como escolher a melhor opção

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Molhos para salada que levam queijo na composição costumam ter muitas calorias Imagem: iStock

Thais Szegö

Colaboração para o UOL VivaBem

2019-06-24T04:00:00

24/06/2019 04h00

Um prato com verduras e legumes deixa qualquer cardápio mais saudável. E temperá-lo bem faz com que fique muito mais atraente. Além disso, variar no molho é uma boa forma de não enjoar e, por isso, acabar abrindo mão da salada.

Os produtos vendidos prontos no supermercado levam vantagem na praticidade e na durabilidade e, por isso, fazem parte da lista de compras de muitas famílias. Mas é preciso ter cuidado na hora de escolher qual será levado para casa e, sempre que possível, preparar uma receita em casa.

Cuidado com a quantidade de calorias
Como os molhos são saborosos e deixam a salada mais atraente, muita gente acaba pesando a mão na hora de colocar o produto, sem se dar conta de que isso pode fazer com que prato fique extremamente calórico. Os mais consistentes, como os que levam queijo na composição, costumam ter muito mais calorias.

O sódio é outro ponto importante
Essa substância, que em excesso está relacionada a problemas como hipertensão arterial e sobrecarga renal, também costuma estar presentes em doses altas nesse tipo de produto. E nem pense em colocar mais sal sobre o prato, como algumas pessoas fazem.

As versões lights são boas apostas
Elas têm menos calorias, mas, em alguns casos, mais sódio do que a versão tradicional. Por isso, o ideal é ler o rótulo do produto com cuidado e moderar na hora de temperar a salada.

Prefira os que são vendidos em embalagens de vidro
Elas oferecem mais durabilidade, mas são mais difíceis de serem encontradas. No entanto, o que mais importa mesmo é onde elas estão armazenadas. Locais quentes e úmidos favorecem o surgimento de fungos e bactérias.

A hora do uso também requer atenção
Não encoste o biquinho da tampa no alimento ou passe os dedos ou a língua sobre ele na hora de colocar o molho, pois isso pode contaminá-lo.

Informação nutricional

Molho rosê
(Porção 1 colher de sopa)

  • Valor energético: 29 kcal
  • Carboidratos: 1 g
  • Gorduras totais: 2,7 g
  • Gorduras saturadas: 0,4 g
  • Sódio: 95 mg

Molho de queijos
(Porção 1 colher de sopa)

  • Valor energético: 28 kcal
  • Carboidratos: 0,8 g
  • Gorduras totais: 2,7 g
  • Gorduras saturadas: 0,4 g
  • Sódio: 122 mg

Molho caseiro
(Porção 1 colher de sopa)

  • Valor energético: 21 kcal
  • Carboidratos: 0,7 g
  • Gorduras totais: 2,0 g
  • Gorduras saturadas: 0,3 g
  • Sódio: 121 mg

Molho caseiro light
(Porção 1 colher de sopa)

  • Valor energético: 15 kcal
  • Carboidratos: 0,7 g
  • Gorduras totais: 1,3 g
  • Gorduras saturadas: 0,2 g
  • Sódio: 143 mg

Fontes: Clarissa Hiwatashi Fujiwara, nutricionista do Departamento de Nutrição da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) e Karina Hatano, médica especialista em nutrologia do Instituto Cohen, em São Paulo.

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