Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


É errado fazer abdominais todos os dias? Veja dicas para fortalecer barriga

Os músculos do abdome são como os de qualquer parte do corpo e precisam de descanso para se desenvolver - iStock
Os músculos do abdome são como os de qualquer parte do corpo e precisam de descanso para se desenvolver Imagem: iStock

Diana Cortez

Colaboração para o UOL VivaBem

18/06/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Na busca para ter uma barriga definida, muitas pessoas cometem o erro de treinar o abdome todos os dias
  • Ao fazer isso, você não permite que os músculos da região se recuperem e evoluam
  • Após um treino intenso, o ideal é aguardar de 48 a 72 horas antes de repetir os exercícios para a mesma parte do corpo

Ter uma barriga seca e definida é um dos principais objetivos de grande parte das pessoas que frequentam a academia. E, para alcançar essa meta, muitos fazem exercícios abdominais todos os dias, achando que a tática vai acelerar o ganho de músculos na região. Porém, isso é um grande erro.

Os músculos do abdome são como os de qualquer outra parte do corpo e precisam de descanso para se recuperarem da atividade física, se adaptarem e se desenvolverem. Segundo Carlos Ugrinowitsch, professor da EEFE-USP (Escola de Educação Física e Esporte da USP Universidade de São Paulo), não dar um intervalo adequado entre os treinos de abdômen não traz nenhum efeito estético adicional.

"Um treino de três séries que leva a musculatura à fadiga precisa de 48 a 72 horas de recuperação. Não respeitar esse processo pode ter um efeito até negativo", alerta Paulo Gentil, mestre em educação física, doutor em ciência da saúde e professor na UFG (Universidade Federal de Goiás).

Além disso, se você consegue malhar o abdome todos os dias, provavelmente não está fazendo os exercícios na intensidade certa e levando a musculatura à fadiga extrema, o que é importante para ter resultados, de acordo com José Alberto Aguilar Cortez, professor doutor do Departamento de Esporte da EEFE-USP. Então, se a ideia é construir uma "barriga tanquinho", trate de aumentar a intensidade desses treinos e levar os músculos à exaustão. E, nos dias seguintes, deixe-os descansar!

abdominal, exercício, treino, barriga definida - iStock - iStock
Para ter uma barriga definida é preciso reduzir o percentual de gordura na região, o que é muito difícil de conseguir sem uma boa dieta
Imagem: iStock

5 táticas para turbinar o treino de abdome

- Fuja das aulas de 30 minutos Dificilmente alguém consegue cumprir esse tempo de treino para a região quando executa os exercícios com intensidade. "Então, acaba-se sacrificando a qualidade do movimento para conseguir fazer muitas repetições, oposto do que é preciso para qualquer músculo", comenta Gentil.

- Invista em uma maior amplitude de movimento Para ter intensidade, nem sempre é preciso colocar carga no exercício. No caso do abdome, é essencial aumentar a distância angular para deixar o treino intenso. Para isso, tire partes do corpo do contato com o solo. "No abdominal reto, por exemplo, não adianta tirar apenas os ombros do chão, é preciso tirar o meio das costas para dar sobrecarga no abdome", explica Gentil. Outra tática é usar bancos reclináveis para graduar e aumentar os desafios com maiores amplitudes. Lembre-se: a ideia é fadigar o músculo!

- Aposte em abdominais tradicionais Exercícios simples, como a prancha, o abdominal reto, o infra e o bicicleta são eficientes e trabalham bem a região. E por não ter "malabarismo" fica mais fácil para você entender o movimento que o músculo faz em cada um desses exercícios e executá-los da melhor maneira e com boa amplitude.

- Não conte repetições Use como fator delimitador de cada série a fadiga muscular no exercício. Ou seja, execute o movimento até a falha (o momento em que você não consegue realizar mais nenhuma repetição), descanse e depois repita a série conforme orientação do seu professor.

- Varie os exercícios no momento certo Mudar os exercícios é interessante, mas faça isso somente depois que houver adaptações do músculo --o que geralmente só acontece após cerca de dois meses de treino. Portanto, não adianta fazer cada dia uma série diferente para o abdome. "O treino precisa ser consistente e ter continuidade para dar resultado", reforça Gentil.

Veja como fazer a prancha abdominal e fortalecer a barriga

VivaBem

Não se esqueça da dieta

Vale lembrar que para ter um abdome definido não adianta só fazer abdominais. Para que os músculos da barriga apareçam, é essencial reduzir o percentual de gordura na região. E a melhor forma de conseguir isso é ter uma alimentação adequada para seu objetivo e investir em um treino completo, para o corpo todo e não só para o abdome. Isso porque o gasto calórico em exercícios para grandes grupos musculares (como pernas e costas) é maior do que os para a barriga.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube