Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Briga pelo ar-condicionado no trabalho? Mulheres produzem melhor no calor

Tempura/Istock
Imagem: Tempura/Istock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

26/05/2019 04h00

Se você, mulher, é do time que odeia ar-condicionado no trabalho, saiba que um ambiente quentinho pode melhorar o desempenho do seu cérebro.

Pesquisadores dos Estados Unidos e da Alemanha descobriram que o elas têm melhor desempenho em tarefas, tanto com números quanto verbais, quando a temperatura local está maior. As informações foram publicadas no periódico Plos One.

Para entender a relação temperatura e melhora nas atividades do trabalho, os cientistas pediram que os voluntários realizassem tarefas que envolviam números e texto.

Como o estudo foi feito

  • Os cientistas recrutaram 543 estudantes em Berlim (Alemanha).
  • Eles ajustaram a temperatura do quarto entre 61 e 91 graus Fahrenheit em diversas partes do experimento e pediram que que eles realizassem três tarefas que envolviam matemática, questões textuais e outra chamada como "reflexão cognitiva".
  • A temperatura afetou homens e mulheres para as tarefas matemáticas e verbais, mas não teve impacto no teste de reflexão cognitiva.
  • Ao analisar os resultados, os autores perceberam que o público feminino tinha um melhor desempenho nas atividades quando estavam em temperaturas mais quentes. O efeito oposto foi visto para os homens, mas o impacto foi menor.
  • "O que descobrimos não é apenas se você se sente confortável ou não, mas seu desempenho em coisas que importam --em matemática e dimensões verbais, e o quanto você tenta -- é afetado pela temperatura", disse Tom Chang, um dos autores do estudo.

Resultados

Para Chang, o estudo mostra como a temperatura do ambiente pode ajudar no desempenho das mulheres no trabalho e serve de alerta para que empresas se atentem mais a temperaturas frias no local.

"As pessoas investem muito para garantir que seus funcionários se sintam confortáveis e altamente produtivos. Este estudo está dizendo que se você se preocupa com dinheiro ou com o desempenho de seus trabalhadores, você pode querer aumentar a temperatura em seus prédios de escritórios", conclui Chang.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube