Topo

Receita de hambúrguer caseiro

iStock
Imagem: iStock

Chloé Pinheiro

Colaboração para o UOL VivaBem

22/05/2019 03h55

A versão processada do mercado pode levar outros tipos de carne fora a bovina, além de itens como proteína de soja, gordura --que chega a 40% da composição total em alguns casos -- e açúcar. Felizmente, o hambúrguer caseiro é uma receita bem fácil de fazer! Veja:

Ingredientes

  • 400 g de um corte mais magro de carne, como patinho, filé mignon ou alcatra
  • 100 g de gordura de outro corte bovino ou suíno, como a barriga
  • Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo

  1. Misture os ingredientes, molde com as mãos e leve à geladeira por 30 minutos antes de assar ou grelhar para garantir que ele não desmanche no fogo.
  2. Como ele já tem gordura, não é preciso colocar muito óleo na frigideira ou na assadeira, caso faça no forno: um fio de azeite é o suficiente. Você pode acrescentar ainda outros temperos secos, como alho em pó, ervas e cúrcuma.

Dicas

  • Use gorduras brancas e rosadas, como as das carnes suínas, que são consideradas de melhor qualidade do que as amarelas.
  • Experimente temperar com sal e pimenta só no final, por cima do hambúrguer já montado. Esse procedimento ajuda a selar a carne e impedir que ela perca seus líquidos.
  • Mais importante do que o hambúrguer em si, o que deixa o prato mais equilibrado são os acompanhamentos. Capriche nas saladas e prefira queijos como a burrata, mussarela de búfala e pães integrais. Maioneses e outros molhos engordurados também ajudam a deixar o prato mais pesado -- uma alternativa econômica, saudável e saborosa é o molho de tomate.
  • Para quem quer experimentar uma versão ainda mais leve, dá para apostar neste hambúrguer de frango com quinoa.
  • Cuidado com o tamanho: diferente do congelado, que tem cerca de 70 a 80 g, o hambúrguer pode crescer além do necessário em casa. O ideal é que fique em torno de 120g, um disco que cabe na palma da mão, de mais ou menos um dedo de altura.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube